Tratamento para sífilis

publicidade

O tratamento para sífilis vai depender do estágio em que a doença se encontra. Quando no primeiro, deve-se tomar 1 dose de penicilina benzatina intramuscular e, no segundo estágio, deve-se tomar 2 doses de penicilina benzatina intramuscular.

Caso a sífilis esteja no seu grau mais grave, passado alguns meses, ou quando o tempo de contaminação é indeterminado, o tratamento deve ser feito com 3 doses de penicilina benzatina, com intervalo de 1 semana entre elas. O tratamento é considerado um sucesso quando os valores de VDRL caem após 6 meses ou 1 ano.

A sífilis encontra-se no estágio primário quando manifesta uma ferida na região genital, parecida com uma afta, que não dói e parece curar-se espontaneamente. Daí, surge o segundo estágio da sífilis, que é caracterizado pelo aparecimento de algumas manchas e feridas na palma das mãos e na sola dos pés, que também tendem a se esconder, dando a idéia de que desapareceram espontaneamente, sem tratamento.

O caso mais grave ocorre a seguir, quando a sífilis, passado alguns meses, passa a atingir todos os sistemas do corpo, trazendo feridas nas mucosas, pele e órgãos internos, alterações no sistema nervoso central e pode causar até mesmo um aneurisma da aorta.

A sífilis é uma DST e seus primeiros sintomas aparecem após 2 semanas da contaminação. Usar preservativo em todas as relações é a única maneira de proteger-se contra a doença.

Referência Bibliográfica

AVELLEIRA JCR; BOTTINO G. Sifilis: diagnóstico, tratamento e controle. Acesso em Dez. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade