Como massagear os seios empedrados

O excesso de leite materno pode ficar acumulado nas mamas causando o ingurgitamento mamário, que é popularmente chamado de leite empedrado. Esse leite provoca dor e desconforto na mulher, e precisa ser retirado para evitar como problemas como a mastite, que é uma inflamação grave na mama.

Uma das formas de ajudar a retirar o leite empedrada é realizar uma massagem nos seios poucos minutos antes do bebê mamar. Além disso, essa massagem também pode ser feita para retirar o excesso de leite e facilitar a sua saída na hora da mamada.

Veja o passo a passo da massagem para seios regurgitados a seguir.

Passo 1

Durante um banho morno, deixe a água cair em cima das mamas por alguns minutos. Depois apoie uma das mamas com uma mão e use a outra mão para massagear suavemente a mama, com movimentos circulares que se iniciam próximo da aréola e depois estendem-se por toda a mama. Repita o mesmo procedimento na outra mama.

Massagear a mama com movimentos ciruculares
Massagear a mama com movimentos ciruculares

Passo 2

Segure as duas mamas pela lateral com as mãos e junte os dois seios. Faça este movimento suavemente 4 ou 5 vezes.

Juntas as mamas no centro
Juntas as mamas no centro

Passo 3

Faça movimentos circulares com as mãos em volta do mamilo com uma leve pressão. A seguir, deve-se pressionar na região onde começa a aréola, utilizando os dedos indicador e polegar, como mostram as imagens, até que o leite saia e a mama fique menos inchada e mais maleável. Após sentir que o excesso de leite saiu e a mama está mais maleável, deve-secolocar o bebê para mamar.

Retirar o leite apertando a aréola com a mão em forma de C
Retirar o leite apertando a aréola com a mão em forma de C

Repita esta massagem todos os dias sempre que as mamas estiverem muito cheias, pois quando elas estão assim o bebê terá mais dificuldade em abocanhar o peito corretamente e, por isso, poderá não conseguir mamar e começar a chorar por ter fome e por não conseguir tirar o leite da mãe.

Além da massagem, veja um Remédio caseiro para ingurgitamento mamário.