Como massagear os seios empedrados

publicidade

O leite materno pode ficar acumulado nas mamas causando o ingurgitamento mamário, que é popularmente chamado de leite empedrado, e este leite precisa ser retirado para evitar que se forme uma situação chamada mastite, que é muito dolorosa. Uma das formas de ajudar a retirar este leite materno em excesso é realizar uma massagem nos seios poucos minutos antes do bebê mamar. Veja o passo a passo da massagem para seios regurgitados (empedrados):

Passo 1

Durante um banho morno, deixe a água cair em cima das mamas por alguns minutos. Depois apoie uma das mamas com uma mão e use a outra mão para massagear suavemente a mama, com movimentos circulares que se iniciam próximo da auréola e depois estendem-se por toda a mama. Repita na outra mama.

Passo 2

Segure as duas mamas pela lateral com as mãos e junte os dois seios. Faça este movimento suavemente 4 ou 5 vezes.

Passo 3

Faça movimentos circulares com as mãos à volta do mamilo com uma leve pressão. O objetivo é facilitar a retirada do leite, e por isso, pode-se também iniciar a retirada de um pouco de leite com as mãos. Basta pressionar a região onde começa a auréola utilizando os dedos indicador e polegar como mostram as imagens até que saia um pouco de leite e a mama fique menos inchada e mais maleável, depois coloque o bebê para mamar.

Repita esta massagem todos os dias sempre que as mamas estiverem muito cheias, pois quando elas estão assim o bebê terá mais dificuldade em abocanhar a mama corretamente e por isso poderá não conseguir mamar e começar a chorar por ter fome e por não conseguir tirar o leite da mãe.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 16/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.