Cisto na mama

publicidade

O cisto na mama é um pequeno caroço que não caracteriza o câncer de mama, nem aumenta o risco do seu aparecimento no futuro. Ele é uma alteração mamária benigna, comum na maior parte das mulheres em idade reprodutiva, e, geralmente, não apresenta sintomas, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento específico.

É normal que durante o período pré-menstrual os cistos aumentem de tamanho, bem como durante a menstruação, se tornando mais aparentes. A tendência é que eles voltem ao seu tamanho normal ao fim da menstruação.

Os cistos mamários não caracterizam um câncer e não são uma situação grave, mas podem causar dor e desconforto, levando a mulher a suspeitar de algo mais grave.

Como identificar o cisto na mama

O cisto na mama pode ser apalpado através do autoexame da mama e corretamente diagnosticado através do ultrassom mamário ou da mamografia.

Como tratar o cisto na mama

Para tratar um cisto na mama, pode-se realizar uma punção mamária, caso a mulher relate dor e desconforto.

O uso de medicamentos não tem comprovação científica e é desnecessário.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 14/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.