Mamografia

publicidade

A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos. Através da análise dos resultados, o médico mastologista poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura.

A mamografia pode ser realizada nas duas mamas, tendo o nome de mamografia bilateral ou em apenas uma, sendo chamada de mamografia unilateral.

A mamografia dói e provoca incômodo na maioria das mulheres, mas a dor pode ser minimizada se ela for realizada 1 semana após a menstruação, devido às alterações hormonais.

Idade indicada para a mamografia

A idade indicada para realizar a mamografia é ao completar 40 anos. Se o exame não apresentar alterações, ela poderá repeti-lo anualmente a partir desta idade. Mas se houver alguma alteração nos resultados, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista.

Mulheres com casos de câncer de mama na família, como mãe e irmã, devem realizar a primeira mamografia 10 anos antes do diagnóstico nos parentes de primeiro grau. O restante, deve começar o rastreamento aos 40 anos de idade.

Preço da mamografia

Pelo SUS, a mamografia é gratuita, mas ela pode ser feita em hospitais e clínicas privadas por cerca de 150 a 200 reais.

Resultados da mamografia

Os resultados da mamografia, de acordo com a nova classificação, utilizam o sistema BI-RADS e dividem-se em ​BI-RADS 0, BI-RADS 1, BI-RADS 2, BI-RADS 3, ​BI-RADS 4, que se pode subclassificar ainda em A, B ou C, BI-RADS​ 5 ou BI-RADS 6.

Nesta classificação, o BI-RADS 0 indica a necessidade de realizar uma nova imagem da mama para maiores esclarecimentos e o BI-RADS 1 indica exame negativo, não havendo nenhuma alteração mamária. Existe suspeita de câncer de mama a partir do BI-RADS 4.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/08/2014 Última atualização da página: 27/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.