Cisto na mama pode virar câncer?

publicidade

Não existe comprovação científica de que um cisto na mama possa virar um câncer. O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração benigna que aparece em quase todas as mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade.

Ele é caracterizado pela presença de líquido em seu interior, e não representa nenhum tipo de perigo para a saúde. O cisto na mama pode aumentar durante a menstruação e diminuir ao fim da mesma, por vários meses seguidos, e é uma alteração normal.

Na maioria das vezes, o cisto não dói e dificilmente é percebido pela mulher. Em geral, só se percebe um cisto na mama quando ele é muito grande e a mama fica mais inchada e mais pesada.

O cisto na mama pode ainda ser diagnosticado através do ultrassom mamário ou da mamografia, e não requer tratamento específico. As mulheres que possuem um cisto muito grande que causam dor e desconforto podem beneficiar-se de uma punção para a retirada do líquido que forma o cisto, dando um fim ao problema.

Não se sabe o porquê, mas mulheres que apresentam vários cistos mamários, mesmo que os retire por meio da punção, tendem a desenvolver novos cistos na mama.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 06/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.