Cirrose tem cura?

A cirrose não tem cura, pois é uma doença progressiva onde o fígado é destruído pouco a pouco, mas a substituição do fígado doente por um outro através de um transplante hepático pode representar a cura da doença.

A cirrose hepática é caracterizada pela destruição lenta do tecido do fígado e constante formação de cicatriz. Na maioria dos casos é consequência do consumo abusivo de álcool ou de hepatites virais. A cirrose é progressiva e não tem cura, o processo de formação de cicatrizes no fígado pode ser interrompido, mas o tecido cicatricial existente permanecerá sempre.

Cirrose tem cura?

Tratamento 

O tratamento para cirrose consiste na supressão do consumo de álcool ou drogas, se for o caso, em uma nutrição adequada com suplementação vitamínica e no tratamento das complicações, à medida que estas forem ocorrendo. O transplante de fígado pode ser uma alternativa de tratamento e, por vezes, é a única forma de curar a doença.

Saiba mais detalhes do Tratamento para cirrose.

Complicações 

Quem não realiza o tratamento devidamente ou começa o tratamento tarde demais pode ter complicações como câncer de fígado, ascite, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática, síndrome hepatorrenal e hepatocarcinoma, por exemplo, e por isso para evitar estas complicações deve-se realizar o tratamento corretamente e respeitar todas as orientações médicas.

Mais sobre este assunto: