O que pode ser Caroço no Pescoço

O Caroço no Pescoço pode ser causado por uma íngua inflamada, por um nódulo na tireoide ou uma contratura no pescoço. Estes caroços podem ser indolores ou causar dor e desconforto, podendo surgir em diversas regiões do pescoço como na nuca, atrás das orelhas ou na região anterior do pescoço, por exemplo. 

Assim, para ter uma ideia das possíveis causas que podem levar ao surgimento de um caroço no pescoço, aqui ficam algumas situações que podem estar na origem do problema:

5 Causas que Provocam Caroço no Pescoço

1.Ínguas 

Quando os gânglios linfáticos se encontram inflamados, formam ínguas que se manifestam na forma de caroço. Estes caroços, podem surgir na parte de trás do pescoço ou na parte lateral atrás da orelha, dependendo do gânglio que inflama, causando dor e desconforto ao toque. 

 As ínguas podem ser causadas por infecções ou inflamações como inflamação num dente, gripe, amigdalite ou otite por exemplo, e não necessitam de tratamento especifico, pois acabam passando quando a causa do problema é tradada. Por isso, para tratar a íngua deve consultar o médico para que este possa identificar e tratar o que está provocando a inflamação nos gânglios linfáticos e apostar no repouso e na hidratação. Saiba mais sobre este problema em Íngua no pescoço

O que pode ser Caroço no Pescoço

Porém, se passado algum tempo a íngua não diminuir de tamanho ou se deixar de sentir dor, deve consultar o médico pois pode ser um sintoma de algum problema mais sério como Linfoma de Hodgkin ou Sarcoidose por exemplo. 

2. Nódulo na Tireoide

Quando surge um caroço na região anterior do pescoço, isto pode indicar a presença de um nódulo da tireoide, que deve ser avaliado por um endocrinologista. Geralmente os nódulos na tireoide não causam sintomas, porém em alguns casos podem causar dor de garganta, inchaço no pescoço ou dificuldade para respirar e engolir. 

Quando estes nódulos surgem, é necessário consultar o endocrinologista, para que sejam realizados exames de diagnóstico como a biópsia que identificam se o nódulo é benigno ou se existe risco de câncer. Veja que exames podem ser indicados pelo médico em Caroço no pescoço pode ser Nódulo na Tireoide

Se o nódulo for benigno, poderá não ser necessário tratamento, sendo apenas recomendada a sua monitorização, através da realização de ultrassonografias e exames de sangue anuais. Por outro lado, se existir risco de câncer, o médico irá iniciar o tratamento adequado que poderá incluir a toma de remédios como Levotiroxina ou de iodo radioativo, podendo também ser necessária a realização de cirurgia para remoção do nódulo. 

3. Contratura no pescoço

As contraturas no pescoço podem causar o surgimento de um caroço doloroso na parte de trás do pescoço e surgem quando o músculo contrai de forma incorreta e não consegue voltar ao seu estado normal quando em repouso. Geralmente este tipo de caroços são rijos e vêm acompanhados de dor e desconforto na região afetada, existindo também uma limitação nos movimentos. Veja como identificar uma contratura muscular clicando aqui

Para tratar uma contratura muscular na região do pescoço, é recomendado tomar um banho de água bem quente, aplicar compressas quentes na região dolorida, massagear a região com pomadas anti-inflamatórias e fazer alongamentos que alonguem bem o pescoço. Além disso, a utilização de remédios para relaxar os músculos como Miosan ou Dorflex também pode ser benéfica para o tratamento da contratura. 

Quando as contraturas não passam, pioram ou quando provocam dor persistirem durante mais de 7 dias, é recomendado consultar um médico ou fisioterapeuta para tratar o problema.

O que pode ser Caroço no Pescoço
 

4. Cisto Sebáceo

Outra possível causa que pode levar ao surgimento de um caroço no pescoço são os cistos sebáceos, que se formam sobre a pele devido ao acumulo de sebum. 

Este tipo de caroços ou cistos medem geralmente poucos centímetros e não causam dor, porém quando estão inflamados causam vermelhidão, dor e aumento da temperatura na região onde surgem. O tratamento destes caroços necessita de ser feito por um dermatologista, que poderá indicar a realização de uma pequena cirurgia para remover o cisto. Saiba mais sobre o tratamento dos Cisto Sebáceos clicando aqui

5. Câncer no Pescoço

Nos casos mais graves, o surgimento de um nódulo no pescoço pode indicar a presença de câncer e nestes casos o caroço vem acompanhado de outros sintomas como rouquidão, dificuldade para engolir, sensação de bola na garganta, engasgamento frequente, perda de peso e mal estar geral. 

Na presença destes sintomas é recomendado que consulte o médico logo que possível, para que este possa fazer o diagnostico e indicar o melhor tratamento. 

Mais sobre este assunto: