Íngua no pescoço

publicidade

A íngua no pescoço é caracterizada por um caroço que se sente na lateral do pescoço, na nuca ou atrás da orelha, que pode ser causada por uma infecção no dente, inflamação na garganta ou alguma virose.

Ter uma íngua no pescoço é uma situação relativamente comum no bebê e nas crianças em idade escolar.

Causas da íngua no pescoço

Algumas possíveis causas da íngua no pescoço são:

  • Abcesso dentário;
  • Garganta inflamada;
  • Gripe;
  • Infecção causada por vírus ou bactéria;
  • Tumor no pescoço, face ou cabeça

Se a íngua tornar-se volumosa e muito dolorida, deve-se levar o indivíduo ao médico para uma avaliação minuciosa do seu estado de saúde. Pode ser necessário realizar exames de sangue, radiografias e tomografias para chegar ao diagnóstico da doença que está gerando a íngua.

Tratamento para íngua no pescoço

Como a íngua é a resposta do organismo em relação à presença de micro-organismos invasores e/ou inflamações, seu tratamento consiste em eliminá-los. Pode ser que o indivíduo tenha que tomar analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo antibióticos, dependendo do que está gerando a íngua.

Embora não frequente, a íngua no pescoço pode ser um dos sintomas do linfoma, um tipo de tumor  que afeta o sistema imune do indivíduo. E, neste caso, deve-se recorrer Oncologista, tendo a radioterapia e a quimioterapia as formas de tratamento.

Mas, um ótimo remédio caseiro para íngua é o cataplasma de argila com cebola ralada, que ajuda o organismo no combate aos agentes invasores. Consumir alimentos ricos em vitamina C e beber bastante água também é indicado para fortalecer as defesas do indivíduo.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 19/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.