Tratamento para Caxumba

publicidade

O tratamento para caxumba é feito de forma a controlar os seus sintomas. Recomenda-se:

  • Tomar paracetamol e não tomar nenhum medicamento à base de ácido-acetilsalicílico;
  • Repouso;
  • Hidratação;
  • Alimentação pastosa para facilitar a deglutição;
  • Gargarejos com água morna e sal.

O indivíduo com caxumba deverá ficar afastado do trabalho e da escola por alguns dias até a completa resolução da doença, especialmente pelo risco de contaminar outros que não tenham sido vacinados contra a doença.

O repouso é muito importante, especialmente para os meninos, pois há risco da caxumba descer e atingir os testículos, podendo levar à infertilidade.

Caxumba pega?

A caxumba é uma doença altamente contagiosa que se pega pelo ar, ao inspirar gotículas de saliva através da fala, tosse ou espirro do indivíduo contaminado. Contudo, se o indivíduo tiver sido vacina ou já tiver tido a doença, ele não deverá "pegar" a doença novamente.

Prevenção da caxumba

A prevenção da caxumba pode ser feita através da toma da vacina tríplice-viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 30/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.