Caroço na pele que não dói pode ser Lipoma

O lipoma é um tipo de caroço que surge na pele, que é composto por células de gordura tendo a forma arredondada, que pode surgir em qualquer local do corpo e que cresce lentamente, causando incômodo estético ou físico. No entanto, esta doença não é maligna e não possui nenhuma relação com o câncer.

O que diferencia o lipoma de um cisto sebáceo é a sua constituição. O lipoma é composto de células adiposas e o cisto sebáceo é composto por uma substância chamada sebum. As duas doenças apresentam sintomas semelhantes e o tratamento é sempre o mesmo, a cirurgia para retirada da cápsula fibrosa.

Apesar de ser mais fácil o surgimento de apenas um lipoma, é possível que o indivíduo apresente vários cistos e neste caso ele será denominado lipomatose, que é uma doença familiar. 

Caroço na pele que não dói pode ser Lipoma

Como identificar o lipoma

O lipoma possui as seguintes características:

  • Lesão arredondada que surge na pele, que não dói e que tem uma consistência firme, elástica ou macia, que pode variar de meio centímetro a mais de 10 centímetros de diâmetro.

A maioria dos lipomas tem até 3 cm e não dói mas algumas vezes ele pode causar dor ou um certo incômodo se a pessoa ficar mexendo nele. Outra característica dos lipomas é que eles vão crescendo aos poucos ao longo dos anos, sem causar nenhum desconforto.

É possível identificar o lipoma através da observação de suas características mas para se certificar de que é um tumor benigno o médico poderá solicitar uma biópsia, retirando uma pequena partícula deste tecido, enviando para o laboratório a seguir.

Não se sabe o que pode levar ao surgimento destes caroços de gordura no corpo, mas já foi observado que pessoas magras que engordam de forma rápida tem mais tendência a desenvolver lipomas.

Caroço na pele que não dói pode ser Lipoma

Como tratar o Lipoma

O tratamento para lipoma consiste na realização de uma pequena cirurgia para sua retirada. A cirurgia é simples, realizada em consultório dermatológico, sob anestesia local, e deixa uma pequena cicatriz no local.

O uso de cremes cicatrizantes como cicatrene, cicabio ou bio-oil podem ajudar a melhorar a cicatrização da pele, evitando as marcas. Veja os melhores alimentos cicatrizantes para consumir após a retirada do lipoma.

A cirurgia é indicada quando o caroço é muito grande ou está localizado na face, nas mãos, pescoço ou costas, e atrapalha a vida da pessoa, por ser inestético ou dificultar suas tarefas domésticas.

Quando os lipomas surgem em diversas regiões do corpo, podem ser características de uma doença chamada Lipomatose, que geralmente precisa de cirurgia para tratamento.

Mais sobre este assunto: