Captopril (Capoten)

publicidade

Bula de Captopril (Capoten)

Captopril é o princípio ativo do medicamento comercializado como Capoten, que é um anti-hipertensivo e vasodilatador.

Indicações do Captopril (Capoten)

Hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e nefropatia diabética (doença renal causada por diabetes).

Captopril atua diminuindo a pressão arterial. Ocorrendo reduções máximas da pressão 60 a 90 minutos após a toma.

Preço do Capoten

O preço do Capoten varia entre 50 e 104 reais dependendo da quantidade de comprimidos na caixa e da região.

Contra-indicações do Captopril (Capoten)

É contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao princípio ativo, ou a qualquer outro inibidor de enzima conversora de angiotensina (ECA). Além disso, não é indicado em pacientes grávidas ou que estejam na fase de lactação.

Efeitos colaterais do Captopril (Capoten)

As reações adversas mais frequentes são tosse seca e persistente, e dor de cabeça. Podendo ocorrer também diarreia, perda do paladar, fadiga (cansaço) e náusea. Outras reações que podem ocorrer:

Erupções na pele, frequentemente com coceira e algumas vezes com febre, artralgia (dor articular) e eosinofilia (aumento de células chamadas eosinófilos, no sangue), geralmente durante as primeiras 4 semanas de terapia. Há casos de lesão (reversível) do tipo bolhosa e reações de fotossensibilidade (causadas pela exposição à luz solar ou ultravioleta), e também de rubor ou palidez.

Pode ocorrer hipotensão, e também: taquicardia, dores no peito e palpitações; angina pectoris (dor intensa no peito), infarto do miocárdio, síndrome de Raynaud e insuficiência cardíaca congestiva.

Pode ocorrer neutropenia (quantidade menor e anormal de neutrófilos no sangue)/agranulocitose, assim como casos de anemia, trombocitopenia (quantidade menor e anormal de plaquetas no sangue) e pancitopenia (quantidade menor e anormal de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue).

Há casos de angioedema. Quando esta reação acontece no aparelho respiratório superior pode haver obstrução fatal das vias aéreas.

Existem também asos raros de insuficiência renal, dano renal, síndrome nefrótica, poliúria (eliminação excessiva de urina), oligúria (eliminação escassa de urina) e maior frequência urinária. Porém, não há estudos que provem que estão relacionados com o medicamento. Relata-se proteinúria (aumento de proteínas na urina).

Precauções do Captopril (Capoten)

Deve ser relatado imediatamente ao médico quaisquer sinais ou sintomas que possam indicar presença de angioedema, como por exemplo: inchaço da face, pálpebras, lábios, língua, laringe e extremidades, assim como dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão, devendo interromper o uso do medicamento.

Pacientes com insuficiência cardíaca, é recomendável que não aumentem rapidamente a atividade física, enquanto estiverem usando o medicamento.

Modo de uso do Captopril (Capoten)

Uso adulto

Hipertensão: 50 mg 1 vez ao dia, ou 25 mg 2 vezes ao dia. Se não houver redução da pressão arterial, a dose poderá passar para 100 mg 1 vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia.

Insuficiência Cardíaca: 25 mg a 50 mg 2 a 3 vezes ao dia.

Se o paciente usar diuréticos ou se tiver diminuição da função renal recomenda-se 6,25 a 12,5, 2 ou 3 vezes por dia.

Dose diária máxima: 50 mg por dia na hipertensão e 450 mg por dia na insuficiência cardíaca congestiva. 

Capoten deve ser tomado 1 hora antes das refeições.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 08/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.