Losartana

publicidade

Bula de Losartana

A losartana é o princípio ativo de um medicamento indicado para o tratamento da pressão alta, vendido comercialmente com os nomes: Losartan, Corus, Cozaar, Torlós, Valtrian, Zart e Zaarpress.

Este medicamento diminui a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea. Dessa forma a pressão arterial se mantêm estável, alcançando o seu efeito máximo de 3 a 6 semanas, após o início da toma do medicamento.

Indicações da losartana

Hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta.

Preço da losartana

Uma caixa de 50mg de Losartana Potássica, com 15 comprimidos custa, em média, 5 reais.

Modo de uso da losartana

Iniciar o tratamento com 50 mg de Losartana, em dose única diária. A dose de manutenção deve ser de 25 a 100 mg por dia, em dose única ou em 2 doses iguais.

Efeitos Colaterais da losartana

Fraqueza; fadiga; dor no peito; diarréia; anemia; tosse; dor nas costas; bronquite; sintomas semelhantes à gripe.

Contraindicações da losartana

Gravidez Risco C; mulheres em fase de lactação.

Losartan e o câncer

Estudos científicos apontam que o Losartan quando utilizado em conjunto com a quimioterapia pode auxiliar no tratamento contra o câncer de mama e de pâncreas.

Nos doentes com câncer, o losartan provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos na zona do tumor, permitindo que uma maior quantidade de quimioterapia atinja o câncer. Assim, o medicamento ajuda a atrasar o crescimento do tumor e isto aumenta o tempo de vida dos pacientes.

Esta combinação de tratamentos ainda encontra-se em fase de estudos pois pode não ter efeito esperado em todos os pacientes. O tratamento não deve ser capaz de curar totalmente o câncer, mas os pesquisadores acreditam que a técnica poderá potencializar o tratamento, aumentando as chances de cura da doença.

Referência bibliográfica

Massachusetts General Hospital andNationalCancerInstitute (NCI). Losartan for PancreaticCancer. Acesso em Out. 2013. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade