Como identificar a candidíase no homem

A candidíase no homem pode provocar dor e vermelhidão no pênis, apesar de em alguns casos não causar nenhum sintoma evidente, por outro lado a candidíase na mulher sempre se manifesta com coceira, dor e ardor ao urinar.

O homem pode pegar candidíase durante o contato íntimo sem preservativo com um parceira(o) infectado com o fungo Candida Albicans, provocando sintomas como dor e vermelhidão no pênis. No entanto, a candidíase só se manifesta no homem quando seu sistema imune encontra-se enfraquecido como por exemplo devido a toma de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas como o câncer.

A candidíase no homem tem cura através do tratamento com remédios antifúngicos ou pomadas para candidíase receitados pelo urologista e para não contaminar outros deve-se utilizar preservativo ou evitar o contato íntimo durante o tratamento.

Foto da candidíase no homem

Como identificar a candidíase no homem
Como identificar a candidíase no homem

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Como tratar a candidíase no homem

O tratamento para candidíase no homem pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, como Fluconazol, que deve ser utilizada diariamente por, aproximadamente, 7 a 10 dias.

Porém, quando o tratamento para candidíase no homem com pomada não apresenta efeitos, podem ser usados antifúngicos orais, como Fluconazol ou Cetoconazol, até 14 dias.

Saiba mais sobre o tratamento da candidíase no homem.

Sintomas da candidíase no homem

Os sintomas da candidíase no homem estão relacionados com a infecção do pênis e incluem:

  • Dor ou ardência durante o contato íntimo;
  • Vermelhidão, inchaço ou placas esbranquiçadas na glande, como na imagem;
  • Corrimento parecido com o sêmen.

O homem deve consultar um urologista na presença destes sintomas.

Veja como fazer um tratamento caseiro para candidíase no homem em: Remédio caseiro para candidíase.