Câncer de mama: fatores de risco

publicidade

câncer de mama raramente produz sintomas nos estágios iniciais, por isso a detecção precoce de algum nódulo na mama é muito importante para aumentar o sucesso  do tratamento. Embora o auto-exame permita que a mulher detecte a presença de nódulos em um estágio inicial, alguns fatores determinam a maior probabilidade de incidência desse tipo de câncer em particular, como:

Idade - A maior parte dos cânceres de mama são encontrados em mulheres com 60 anos ou mais, porém atualmente é cada vez maior o número de mulheres jovens acometidas pelo câncer de mama.

Câncer de mama prévio - Mulheres que já sofreram um câncer de mama apresentam maior risco em comparação àquelas que não tiveram.

História familiar de câncer de mama - Quando um parente de primeiro grau como mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama, isso representa um risco 2 a 3 vezes mais elevado de desenvolver esse tipo de câncer ou de ovário.

Gene do câncer de mama -  Quando uma mulher possui um dos genes implicados no desenvolvimento do câncer de mama possui chances mais elevadas de desenvolver a doença.

Uso de contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal com estrogênio - A maioria dos estudos relacionam apenas o uso prolongado de reposição hormonal e o risco de desenvolvimento do câncer. Contraceptivos orais não causam câncer de mama.

Obesidade após a menopausa - O risco é um pouco mais elevado para as mulheres obesas na pós-menopausa, embora não existam ainda estudos que comprovam que uma dieta gorda contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.

Outros- Quando a menopausa ocorre após os 55 anos, a primeira gestação ocorre após os 30 anos ou na ausência de gravidez o risco de desenvolver câncer de mama também é maior.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 07/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.