Como identificar e tratar o Calo nas cordas vocais

PUBLICIDADE

O nódulo ou calo nas cordas vocais é uma lesão que pode ser causada pelo uso excessivo da voz mais frequente em professores, palestrantes e cantores, especialmente nas mulheres devido a anatomia da laringe.

Esta alteração costuma surgir após meses ou anos de mal uso da voz e pode ser diagnosticado pelo otorrinolaringologista através da observação dos sintomas apresentados pelo indivíduo e confirmado através de exames de imagem como a endoscopia digestiva alta, onde é possível observar a aparência da laringe e das cordas vocais.

PUBLICIDADE

Como identificar e tratar o Calo nas cordas vocais

Sintomas de calo nas cordas vocais

São sintomas de calo nas cordas vocais:

  • Rouquidão;
  • Perda da voz;
  • Dificuldade para falar;
  • Tosse seca frequente;
  • Irritação na garganta;
  • Cansaço ao falar;
  • Perda do volume da voz.

​​Se os sintomas acima citados durarem mais de 15 dias é recomendada uma consulta médica.

Tratamento para calo nas cordas vocais

O tratamento para calo nas cordas vocais pode ser feito com o descanso da voz e a prática de exercícios para pregas vocais para aquecer e desaquecer a voz ensinados pelo fonoaudiólogo. Nos casos mais graves quando o calo torna-se grande ou muito rígido, pode-se recorrer a uma cirurgia para sua retirada.

Para evitar que se forme um outro calo é importante saber usar a voz de forma correta, usando técnicas que podem ser indicadas pelo fonoaudiólogo e mantendo a garganta sempre devidamente hidratada, o que pode ser conseguido bebendo pequenos goles de água sempre que estiver dando aula numa sala muito cheia de alunos ou num local onde não se pode usar microfone para amplificar a altura da voz.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE