Tratamento para Calcificação da Aorta

PUBLICIDADE

O tratamento da calcificação da aorta é feito através do uso de remédios e de alterações na dieta com o objetivo de baixar o colesterol, pois na maior parte dos casos esse problema é uma consequência do colesterol alto.

A calcificação da aorta ocorre quando devido ao acúmulo de cálcio no interior da artéria aorta, o que dificulta a passagem do sangue e pode levar a complicações como infarto e AVC. No entanto, realizar o tratamento recomendado pelo cardiologista e manter hábitos de vida saudáveis ajudam a melhorar os sintomas de dor e cansaço, podendo inclusive curar a doença e evitar o seu reaparecimento.

PUBLICIDADE

Formação de placas de ateroma e calcificação da aortaFormação de placas de ateroma e calcificação da aorta

Tratamento com Remédios

Os medicamentos usados no tratamento da calcificação da aorta são os mesmos utilizados para baixar o colestrol, como Sinvastatina, Atorvastatina e Vytorin, já que normalmente ela está ligada ao colesterol alto e ao entupimento dos vasos sanguíneos. Além disso, pessoas que tomam suplemento de cálcio podem necessitar ajustar a dose, segundo orientação médica. Veja mais exemplos em remédios para baixar o colesterol

No entanto, nos casos mais graves em que a aorta está muito danificada e outras complicações aparecem, como o aneurisma da aorta ou a obstrução total desse vaso sanguíneo, o médico poderá indicar cirurgia para retirar a placa de cálcio da artéria ou para fazer uma ponte de safena, que ajudará a restabelecer a circulação normal de sangue. Veja como é feita a cirurgia de ponte de safena.

Colocação de stentColocação de stent

Tratamento com Dieta

Para tratar a calcificação da aorta, deve-se tomar os mesmos cuidados da dieta usada para baixar o colesterol, sendo importante aumentar o consumo de fibras e diminuir a ingestão de açúcares e gorduras.

  • O que comer: através das frutas e legumes, deve-se ingerir mais verduras cruas e folhosos como alface e couve, grãos integrais como aveia, chia e linhaça, e gorduras boas presentes no azeite e em peixes como salmão, sardinha e atum.
  • O que evitar: carnes gordurosas como bacon, tripas, moela e fígado, produtos industrializados como salgadinhos de pacote e bolacha recheada, bolos, doces em geral, linguiça, salsicha e presunto.

Além da dieta, é importante fazer atividade física regularmente, parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Encontre mais dicas sobre dieta para baixar o colesterol.

Juntamente com a alimentação saudável, também pode-se usar remédios caseiros para tratar o colesterol e, com isso, evitar a piora da calcificação da aorta ou de outros vasos sanguíneos. Veja mais em remédios e receitas caseiras para baixar o colesterol.

Complicações da calcificação da aorta

A calcificação da aorta aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como:

  • Infarto;
  • Entupimento da aorta;
  • Insuficiência cardíaca congestiva, que é quando o coração trabalha com dificuldade;
  • Aneurisma, que é quando há um dilatação da aorta;
  • Ataque isquêmico transitório, quando alguma parte do corpo sangra por dentro e não percebemos.

Além disso, essa doença também pode complicar procedimentos como a colocação de stent, que é um tipo de tubo implantado dentro do vaso sanguíneo para facilitar a passagem do sangue em casos de aterosclerose, por exemplo.

Sinais de melhora e de piora

Os sinais de melhora da calcificação da aorta são diminuição do cansaço e da tontura ao levantar ou ao fazer esforços, e o desaparecimento das dores no peito.

Já os sinais de piora e de complicações da calcificação surgem principalmente quando o vaso sanguíneo está totalmente obstruído, fazendo aparecerem dores abdominais intensas, vômitos e diarreia. Essa dor ocorre principalmente de 30 a 60 minutos depois das refeições, quando há um maior esforço do abdômen para digerir a comida.

PUBLICIDADE