Calcificação da aorta

publicidade

A calcificação da aorta ocorre quando há deposição de placas de gordura na parte interna da aorta, principal artéria que irriga o coração, até que ela perca sua elasticidade natural, dificultando a boa circulação sanguínea.

As calcificações na aorta aumentam as chances do indivíduo ter um problema cardíaco ou pulmonar. Pois essas pequenas calcificações podem acabar por se desprender da parede da aorta e ir parar em algum órgão importante causando problemas mais graves.

Sintomas da calcificação da aorta

Os sintomas da calcificação da aorta são inespecíficos, mas pode ocorrer dor no peito em forma de pontada ou aperto principalmente durante esforços físicos. Outros sintomas incluem:

  • Sopro cardíaco;
  • Cansaço fácil;
  • Palpitações cardíacas;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Tonturas ao se levantar ou caminhar.

Causas da calcificação da aorta

As causas da calcificação da aorta podem ser:

  • Acumulo de cristais de cálcio na aorta devido a idade ou suplementação excessiva deste mineral;
  • Febre reumática, que pode estreitar o interior da aorta;
  • Resultado de complicações de doenças cardíacas genéticas como a válvula aórtica estreitada.

Há um maior risco de desenvolver uma calcificação na aorta em caso de colesterol total alto, excesso de peso e se o indivíduo fumar e consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada.

Diagnóstico da calcificação da aorta

O diagnóstico da calcificação da aorta pode ser feito através de exames como angiografia e ecografia, mas dependendo do caso clínico o médico poderá solicitar outros exames para uma melhor avaliação da função cardíaca.

Tratamento para calcificação da aorta

O tratamento para a calcificação da aorta inclui a toma de medicamentos para diluir as placas de gorduras acumuladas no interior das artérias, e nos casos mais graves o médico poderá indicar a necessidade de uma cirurgia cardíaca para substituição da válvula aórtica e colocar uma ponte de safena ou mamária.

Como evitar a calcificação da aorta

Para evitar a calcificação da aorta deve-se optar por uma alimentação com pouquíssimas quantidades de gordura e açúcares e fazer atividade física com regularidade.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 07/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.