Boldo

publicidade

O boldo é uma planta medicinal, também conhecida como boldo-do-chile, boldo-afragans ou boldo-verdadeiro, muito utilizado como remédio caseiro para o fígado.

O nome científico do boldo é Peumus boldus Molina e pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve o boldo

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio.

Propriedades do boldo

As propriedades do boldo incluem sua ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica, antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.

Modo de uso do boldo

As partes utilizadas do boldo são as suas folhas.

  • Chá de boldo para má digestão: adicionar 20 g da planta em 1 litro de água fervente. Deixar descansar por 10 minutos e tomar morno durante o dia, especialmente antes e depois das refeições.

Efeitos colaterais do boldo

Os efeitos colaterais do boldo incluem aborto, vômitos, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Contraindicações do boldo

O boldo está contraindicado na gravidez, em doentes com as vias biliares inflamadas e obstruídas, hepatite aguda ou pancreatite.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 27/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.