Saiba quais são os benefícios da Tangerina para saúde

PUBLICIDADE

Os benefícios da tangerina para a saúde são principalmente melhorar o sistema imune e combater infecções como gripes e resfriados. Por ser rica em vitamina A, C, fibras e potássio, essa fruta também melhora a digestão e o trânsito intestinal.

A tangerina também é conhecida como bergamota, mexerica e laranja-cravo, e pode ser consumida como fruta simples ou em receitas de sucos e sobremesas, e as folhas e o caule da planta também podem ser usados para a preparação de chás e infusões. O seu nome científico é Citrus aurantium Bergamia e pode ser comprada em supermercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.

PUBLICIDADE

Saiba quais são os benefícios da Tangerina para saúde
Saiba quais são os benefícios da Tangerina para saúde

Propriedades da tangerina

As propriedades da tangerina são principalmente de ação antioxidante, atuando no organismo para:

  • Prevenir doenças cardíacas;
  • Prevenir o colesterol alto e a aterosclerose;
  • Fortalecer o sistema imune;
  • Prevenir AVC;
  • Prevenir e controlar o diabetes e a hipertensão;
  • Melhorar a digestão e o funcionamento do intestino.

Para obter os benefícios da tangerina na melhora do trânsito intestinal e controle do diabetes, deve-se consumir o fruto com o bagaço, pois essa é a parte rica em fibras da tangerina.

Informação Nutricional da tangerina

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de tangerina.

NutrienteQuantidadeNutrienteQuantidade
Calorias38Magnésio8
Proteínas0,8Cálcio13
Carboidrato9,6Potássio131
Gorduras0,1Vitamina C48,8
Fibras0,9Vitamina A27

A vitamina C da tangerina também é importante para aumentar a absorção do ferro no intestino. Por isso, deve-se comer essa fruta como sobremesa do almoço e do jantar para ajudar a prevenir anemias.

Tangerina em produtos de beleza

Além de ser consumida em sobremesas, sucos e chás, a tangerina também é utilizada na fabricação de produtos de beleza como cremes para a pele e para o cabelo. O extrato de tangerina tem o poder de atuar como adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, o extrato dessa fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios.

Além de combater e prevenir doenças, a tangerina também funciona como calmante natural. Veja como preparar em: Chá de bergamota para acalmar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE