Bebê com 6 meses

publicidade

O bebê com 6 meses gosta que as pessoas o notem e chama os pais para estarem junto dele. Vira-se em direção a quem o chama, estranha as pessoas desconhecidas e para de chorar quando ouve música.

Nesta fase, o bebê gosta de pegar tudo o que está ao seu alcance e leva tudo à boca, para experimentar texturas, sabores e consistência.

Peso do bebê com 6 meses

O peso do bebê com 6 meses é de:

  • Meninos: 7.550g – 64 cm de comprimento – 42,5 cm perímetro cefálico
  • Meninas: 7.300g – 63 cm de comprimento – 41,5 cm perímetro cefálico

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 g por mês.

Sono do bebê com 6 meses

O sono do bebê com 6 meses é reparador e com esta idade, o bebê já poderá estar dormindo sozinho no seu próprio quarto. Para isso, deve-se deixar sempre uma luz de presença azulada acesa durante a noite para facilitar a adaptação do bebê e deixar a porta aberta, para o bebê ficar mais tranquilo por sentir a presença dos pais.

Desenvolvimento do bebê com 6 meses

O bebê com 6 meses já começa a brincar de esconder seu rosto com uma fralda. Além disso, o bebê aos seis meses já senta com apoio e tenta vocalizar vogais e consoantes e os pais devem falar com ele com linguagem adulta e não com palavras no diminutivo.

A linguagem do bebê está se desenvolvendo e o bebê passa bastante tempo balbuciando. Nesta fase, novas consoantes como Z, F e T começam a surgir. Os bebês que balbuciam mais e com tonalidades diferentes demonstram um excelente desenvolvimento da sua inteligência.

O nascimento dos dentes

O nascimento dos dentes ocorre por volta dos 6 meses e os dentes da frente, o central de baixo e a seguir o de cima, são os primeiros a nascer. Os sintomas do nascimento dos primeiros dentes podem ser agitação, diminuição do sono, diminuição do apetite, tosse seca, excesso de saliva e, por vezes, febre.

Para aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos, os pais podem fazer uma massagem na gengiva dos bebês com as pontas dos dedos ou dar brinquedos como os mordedores para ele morder.

Alimentação do bebê com 6 meses

A alimentação do bebê aos 6 meses começa a se diferenciar e a introdução de novos alimentos faz parte não só da sua nutrição mas também do seu desenvolvimento cognitivo.

Ao completar os 6 meses de idade, o bebê deve começar a comer purês de legumes para começar a se adaptar a alimentos com sabor e consistência diferentes. Nesta idade também o bebê tem uma maturidade intestinal que lhe permite digerir os alimentos e a sua fase de desenvolvimento físico também requer alimentos com valor nutricional diferente ao do leite que lhe foi oferecido até agora.

Links úteis:

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 11/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.