Bebê com 3 meses

publicidade

O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e interessa-se pelo que existe ao seu redor. É capaz de girar a cabeça na direção do som. Sorri, olha e grita espontaneamente, muitas vezes para provocar a presença dos adultos.

O que faz o bebê com 3 meses

O bebê com 3 meses já possui maior coordenação de braços, pernas e mãos, sendo capaz de movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos. A sua visão já está mais apurada e utiliza-a para se relacionar com quem o rodeia, participando mais do lar, balbuciando, sorrindo e olhando para as pessoas.

Peso do bebê com 3 meses

O peso do bebê com 3 meses é de:

  • Meninos: 5.750kg – 61 cm de comprimento – 40,5 cm perímetro cefálico
  • Meninas: 5.500kg – 60 cm de comprimento – 39 cm perímetro cefálico

Em geral, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 750 g por mês, em média.

Sono do bebê com 3 meses

O sono do bebê de 3 meses começa a se regularizar. O relógio interno começa a sincronizar-se com o mundo à sua volta, podendo ser capaz de identificar a diferença do sono durante o dia e durante a noite.

Com esta idade, o bebê dorme um pouco menos, em média 15 horas por dia. As fraldas devem ser mudadas sempre que fizer cocô, pois perturba o sono, mas durante a noite, devem ser evitadas para que o sono não seja interrompido. Muitos bebês já podem dormir a noite toda, no entanto, os que estão sob alimentação exclusiva de leite materno podem ainda necessitar acordar a cada 3 horas para mamar.

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

O bebê de 3 meses, quando está de barriga para baixo, já é capaz de sustentar-se sobre os braços e manter a cabeça e o peito levantados por alguns minutos. Consegue elevar e segurar a cabeça acima da altura do corpo. Quando está de lado, gira até se colocar de barriga para cima. Quando sentado com apoio, poderá ficar com a cabeça firme e erguida. Começa a descobrir as mãos e as leva à boca e os chutes ficam mais firmes.

É capaz de seguir com os olhos 180º ao seu redor. Ao ser sustentado em pé, com os pés no chão, o bebê vai fazer força para empurrá-lo. Já abre as mãos, olha e brinca com elas.

Observa-se um aumento do elo com os pais, com as pessoas mais próximas que cuidam dele e familiares. Ele poderá sorrir para pessoas estranhas, principalmente se chamarem a sua atenção de forma simpática e sorridente ou lhe dirigirem a palavra.

Em relação à audição e linguagem, o bebê de 3 meses começa a manter contatos sociais, ouve música e emite sons como "ahh" ou "hghh". É fundamental que seja realizado o máximo de estímulos verbais, através do uso de muitas palavras e sons. A voz da mãe é o som favorito pois o bebê o associa a calor humano, conforto e comida.

Com 3 meses, o bebê pode, às vezes, apresentar algum estrabismo, ou seja, os olhos parecem vesgos. Isso acontece pois o controle dos músculos dos olhos ainda não está perfeito, principalmente se o objeto estiver muito próximo.

Brincadeira para o bebê com 3 meses

A brincadeira para o bebê com 3 meses pode ser útil para estimular e aumentar o vínculo com o bebê. Nesta idade os pais devem:

  • Deixar o bebê levar a mão à boca para que ele comece a se interessar em pegar objetos. Pode iniciar com a mão fechada, mas com o tempo a tendência é abri-la para bater em objetos acima de sua cabeça;
  • Oferecer mordedores e outros instrumentos de cores vibrantes;
  • Com o bebê deitado de barriga para baixo, o adulto se coloca a frente dele agitando um brinquedo em um nível mais alto para estimular que ele levante mais a cabeça e tronco;
  • De vez em quando deixar o bebê numa posição mais levantada, sempre com apoio, como por exemplo, levantando um pouco o carrinho ou deixá-lo no bebê conforto, para que ela veja melhor o mundo à sua volta;
  • Ler livros para o bebê, variando sempre o tom da voz, usando sotaques ou cantando. Isso ajudará a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo;
  • Estimular o tato do bebê com diferentes materiais, como pelúcia, papel higiênico, feltro e tecidos diversos;
  • Tocar e massagear bastante o bebê;
  • Brincar sempre com o bebê, dirigindo-lhe a palavra e dando tempo para que ele responda com os seus sons e com seus gestos;
  • Os brinquedos devem ser grandes, sem pontas, sem tinta para que não seja absorvida pela boca e fortes, para não serem quebrados. Evitar bichinhos de pelúcia, pois podem desencadear alergias.

Com 3 meses, o bebê deve realizar passeios diários, pois quanto mais ele vê, mais ele aprende. Deve ser de preferência logo pela manhã, pelas 8h e no final da tarde a partir das 17 h, evitando sempre aglomerações.

Alimentação do bebê com 3 meses

A alimentação do bebê com 3 meses deve ser leite materno exclusivo, devendo mantê-lo, se possível, até os 6 meses. No entanto, muitas mães voltam ao trabalho nesta fase, impossibilitando o aleitamento exclusivo. Caso isso aconteça e a mãe tenha dificuldade para armazenar o leite, deve-se suplementar com leite em pó próprio para a idade de acordo com indicação médica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 08/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.