O que faz o Bebê com 3 meses

​O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e interessa-se pelo que existe ao seu redor. É capaz de girar a cabeça na direção do som, sorrir, olhar e gritar espontaneamente, para despertar a atenção dos adultos. Além disso, as suas expressões no rosto podem indicar alegria, prazer, indecisão, ansiedade e dor. 

É a partir desta fase que surgem as primeiras lágrimas, pois as glândulas lacrimais do bebê começam finalmente a funcionar. Muitas vezes a voz da mãe é o som favorito do bebê e o melhor para acalmar quando o bebê chora, pois ela significa calor, conforto e comida. 

O que faz o Bebê com 3 meses

O que faz o bebê com 3 meses

O bebê com 3 meses já possui maior coordenação de braços, pernas e mãos, sendo capaz de movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos. O bebê já é capaz de levantar bem a cabeça e de sacudir os seus brinquedos ou guizos. 

A sua visão já está mais apurada e utiliza-a para se relacionar com quem o rodeia, participando mais do lar, balbuciando, sorrindo e olhando para as pessoas. Além disso se o bebê estiver no quanto, ele já é capaz de procurar pela mãe. 

Peso do bebê com 3 meses

A tabela seguinte dá indicações sobre o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente, podendo o bebê ter mais ou menos peso. 

 MeninosMeninas
Peso5,8 g

5,5 g

Estatura61 cm60 cm
Perímetro cefálico40,5 cm 39 cm
Perímetro torácico40 cm38 cm
Ganho de peso mensal750 g750 g

Em média, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 750 g por mês. Porém pode acontecer o peso estar bem acima dos valores aqui indicados, e nesse caso é possível que o bebê esteja com excesso de peso, sendo recomendado consultar o pediatra.

Sono do bebê com 3 meses

O sono do bebê de 3 meses começa a se regularizar. O relógio interno começa a sincronizar-se com o mundo à sua volta, podendo ser capaz de identificar a diferença do sono durante o dia e durante a noite.

Com esta idade, o bebê dorme um pouco menos, em média 15 horas por dia. Muitos já podem dormir a noite toda, no entanto, os que estão sob alimentação exclusiva de leite materno podem ainda necessitar acordar a cada 3 horas para mamar.

As fraldas devem ser mudadas sempre que o bebê fizer cocô, pois isso acaba perturba o seu sono, porém deve evitar fazer estas trocas durante a noite para que o sono não seja interrompido. 

Desenvolvimento do bebê com 3 meses

O bebê de 3 meses, quando está de barriga para baixo, já é capaz de sustentar-se sobre os braços e manter a cabeça e o peito levantados por alguns minutos. Consegue elevar e segurar a cabeça acima da altura do corpo, e quando está de lado, gira até se colocar de barriga para cima. Além disso, pode também ser sentado com apoio, o que faz com que consiga ficar com a cabeça firme e erguida. 

Nesta fase começa a descobrir as mãos, levando-as frequentemente até à boca, e os seus chutes ficam mais firmes. O bebê é capaz de seguir com os olhos tudo ao seu redor, e existe uma maior interação e ligação para com os pais e com as pessoas mais próximas que cuidam dele. 

Em relação à audição e linguagem, o bebê de 3 meses começa a manter contatos sociais, ouve música e emite sons como "ahh" ou "hghh". Por isso, é fundamental que seja realizado o máximo de estímulos verbais, através do uso de muitas palavras e sons. 

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Em certos casos, o bebê pode  apresentar algum estrabismo, parecendo que os olhos estão vesgos, porém isso tende a passar com a idade pois acontece porque não existe ainda um controle total dos músculos dos olhos. Porém, é importante estar sempre atento ás reações do bebê ao estímulos que lhe são atribuídos, pois é a partir desta idade que podem ser diagnosticados problemas mais graves como o défice de audição por exemplo. Aprenda a identificar este problema em Como identificar se o bebê não escuta bem

Brincadeiras para o bebê com 3 meses

As brincadeiras para o bebê com 3 meses pode ser útil para estimular e aumentar o vínculo com o bebê, sendo recomendado que nesta idade os pais: 

  • Deixem o bebê levar a mão à boca para que ele comece a se interessar em pegar objetos. Pode iniciar com a mão fechada, mas com o tempo a tendência é abri-la para bater em objetos acima de sua cabeça;
  • Ofereçam mordedores e outros instrumentos de cores vibrantes;
  • Deitem o bebê de barriga para baixo, e se coloquem na frente dele agitando um brinquedo em um nível mais alto para estimular que ele levante mais a cabeça e tronco;
  • Deixem o bebê numa posição mais levantada, sempre com apoio, como por exemplo, levantando um pouco o carrinho ou deixá-lo no bebê conforto, para que ela veja melhor o mundo à sua volta;
  • Leiam livros para o bebê, variando sempre o tom da voz, usando sotaques ou cantando, pois isso ajudará a desenvolver a audição e aumentará o vínculo afetivo;
  • Estimulem o tato do bebê com diferentes materiais, como pelúcia, papel higiênico, feltro e tecidos diversos;
  • Toquem bastante e massageiem bastante o bebê;
  • Brinquem sempre com o bebê, dirigindo-lhe a palavras e dando tempo para que ele responda com os seus sons e com seus gestos;

É importante que os brinquedos dados ao bebê sejam grandes, sem pontas e sem tinta para que não seja absorvida pela boca, devendo também ser fortes, para que não quebrem. Além disso, devem ser evitados bichinhos de pelúcia nesta idade, pois podem desencadear alergias.

Com esta idade, o bebê deve realizar passeios diários, pois quanto mais ele vê, mais ele aprende e estes deve ser realizados logo pela manhã e no final da tarde a partir das 17 h, para evitar aglomerações. Saiba mais sobre o desenvolvimento do bebê com 3 meses clicando aqui

Alimentação do bebê com 3 meses

A alimentação do bebê com 3 meses deve ser leite materno exclusivo, devendo mantê-lo, se possível, até os 6 meses.

No entanto, muitas mães voltam ao trabalho nesta fase, impossibilitando o aleitamento exclusivo. Caso isso aconteça e a mãe tenha dificuldade para armazenar o leite, deve-se suplementar com leite em pó próprio para a idade de acordo com as indicações dadas pelo pediátra. Saiba mais sobre como deve ser a alimentação do bebê de 3 meses em Alimentação dos 0 aos 6 meses do bebê

Mais sobre este assunto: