Atividade física para a gravidez

PUBLICIDADE

​A atividade física para a gravidez deve ser leve e relaxante e pode ser realizada diariamente, mas sempre respeitando as limitações da mulher. As melhores atividades físicas para a gravidez incluem caminhada, hidroginástica; natação;​ ioga; bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento.

Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, não prejudicam os joelhos e melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéficos para a mãe e para o bebê. Veja um bom exemplo de exercício físico que pode ser realizado na gravidez em: Treino de caminhada para gestantes.

No entanto qualquer atividade física desde que seja bem orientada pode ser realizada durante a gestação, respeitando sempre os limites da mulher e a sua capacidade física, sendo que quem já praticava atividade física antes de engravidar tem mais opções de atividades que a mulher que era sendentária e que só começou a fazer exercícios depois que descobriu a gravidez.

Confira quais são os sinais de alerta durante a atividade física na gravidez e quem não deve praticar exercícios durante a gestação:

Atividade física para a gravidez
Atividade física para a gravidez

Nos casos em que a grávida está fazendo alguma atividade física e apresenta pelo menos um destes sinais de alerta deve parar imediatamente o exercício e consultar o obstetra para saber se pode continuar fazendo atividade física na gestação. Além disso, caso a gestante tenha alguma das doenças referidas na segunda imagem, a atividade física não está totalmente proibida, mas pode ser restrita. Por isso, nestes casos, é também importante consultar o obstetra.

Riscos dos treinos intensos durante a gravidez

Os treinos intensos devem ser evitados durante a gestação porque podem prejudicar o desenvolvimento fetal. A atividade física durante a gravidez traz muitos benefícios, mas no caso das atletas é preciso diminuir o ritmo para não prejudicar a saúde do bebê.

Nas mulheres que são atletas e tem um treino mais intenso é normal não ter menstruação e por isso a gravidez pode ser descoberta após alguns meses de gestação. Neste caso, assim que a atleta saiba que está grávida é importante informar o treinador para que os treinos sejam adequados porque o excesso de atividade física pode favorecer o trabalho de parto antes da data prevista. Após o nascimento do bebê também é importante dosar bem os treinos para que eles não prejudiquem a produção de leite materno.

A grávida pode fazer atividade física no início da gravidez?

A atividade física pode ser praticada desde o início da gravidez desde que seja orientada por um preparador físico e se a aula for especialmente direcionada para grávidas. Contudo, recomenda-se conversar com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois existem algumas contraindicações dos exercícios durante a gravidez, que incluem a gravidez de gêmeos e o risco de parto pre-maturo, por exemplo.

Apesar disso, quando a atividade física é realizada corretamente durante a gravidez, respeitando as limitações da mulher, ela traz mais benefícios que malefícios, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Veja alguns exemplos de como praticar exercícios na gravidez:

PUBLICIDADE