Arnica

publicidade

A arnica, de nome científico Lychnophora pinaster Mart , é uma planta medicinal da família da Asteraceae muito utilizada como remédio caseiro para escoriações, mas que também se mostrou útil no tratamento de lombrigas, mordidas de animais, contra a flatulência e como diurético, quando utilizada na forma de tintura.

Outros nomes populares da arnica são: betônica, betônica-das-montanhas, tabaco das montanhas, panaceia-das-quedas, craveiro-dos-alpes, arnica-europeia, quina-dos-pobres.

Propriedades da arnica

A arnica possui propriedades desinfetante, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana, pois possui lactonas sesquiterpênicas, do tipo helenolídeo, além de flavonóides como a isoquercetina, astragalina e luteolina-7-glicosídeo, e óleos essenciais como timol e seus derivados, ácidos carbônicos e cumarinas como umbeliferona e escoletina.

Para que serve a arnica

A arnica serve para:

  • Uso externo: Auxiliar na cicatrização de feridas, lesões desportivas, roturas de ligamentos, hematomas, contusões, fibromialgia.
  • Uso interno: vermes, flatulência, inchaço.

Modo de uso da arnica

  • Chá para compressa: Colocar 1 colher (de chá) da erva para cada 250 ml de água. Aplique morno com a ajuda de um tecido sobre a zona a tratar. Pode-se também utilizar este chá para fazer gargarejos para dor de garganta ou garganta inflamada.

Efeitos colaterais da arnica

Em caso de superdosagem pode haver tontura, tremores, taquicardia ou arritmias cardíacas. Por isso o uso interno da arnica, deve respeitar as orientações do homeopata.

Contraindicações da arnica

O uso interno da arnica, só deve ser feito através da tintura de arnica ou de remédios homeopáticos com arnica, sob orientação do médico homeopata, pois ela pode ser tóxica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 11/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.