Arnica

publicidade

​A Arnica é uma planta medicinal, também conhecida como Panaceia-das-quedas, Craveiros-dos-alpes ou Betônica, muito utilizada como remédio caseiro para tratar escoriações ou dores musculares, por exemplo.

O seu nome científico é Arnica montana e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação sob a forma de planta, pomada homeopática ou tintura para uso externo.

Para que serve a Arnica

A Arnica serve para ajudar no tratamento de equimoses, escoriações, distensões musculares, dor muscular, inchaços, dores articulares ou garganta inflamada.

Propriedades da Arnica

As propriedades da Arnica incluem sua ação anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-fúngica e cicatrizante.

Modo de uso da Arnica

A parte utilizada da Arnica são sua flores que podem ser preparadas em forma de infusão, tintura ou pomada de aplicação externa, não devendo ser ingerida.

  • Compressas para dores musculares, equimoses ou dor articular: Colocar 1 colher (de chá) das flores de Arnica em 250 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar, mergulhar a compressa e aplicar morno sobre a região afetada.

A infusão também pode ser utilizada para fazer gargarejos no caso de garganta inflamada, mas nunca ingerida.

Efeitos colaterais da Arnica

Os efeitos colaterais da Arnica incluem alergias na pele, intoxicação, parada cardíaca quando ingerida ou utilizada em excesso sobre a pele.

Contraindicações da Arnica

A Arnica está contraindicada para crianças com menos de 3 anos e nunca deve ser ingerida ou aplicada sobre uma ferida aberta.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade