Alprazolam - Remédio Tranquilizante para a Ansiedade

Bula de Alprazolam - Remédio Tranquilizante para a Ansiedade

Alprazolam é um medicamento tranquilizante, indicado para o tratamento de distúrbios de ansiedade, transtorno do pânico e sintomas associados à abstinência ao álcool. Assim, este remédio trata sintomas como ansiedade, tensão, medo, dificuldades de concentração, irritabilidade, insônia pois age produzindo um efeito de relaxamento.

Este composto pertence à classe dos Ansiolíticos, que atuam no sistema nervoso central causando um efeito depressor. Alprazolam também pode ser conhecido comercialmente como Frontal, Altroz, Constante ou Apraz. 

Alprazolam - Remédio Tranquilizante para a Ansiedade

Preço

O preço de Alprazolam varia entre os 5 e os 40 reais, e pode ser comprado em farmácias ou lojas on-line, sendo necessário apresentar receita médica. 

Como tomar 

As doses a tomar de Alprazolam devem ser indicadas pelo médico pois dependem do problema a tratar e geralmente incluem:

  • Ansiedade: doses entre os 0,25 mg e os 0,5 mg tomadas 3 vezes por dia, nunca excedendo a dose máxima de 4 mg diarios. 
  • Síndrome do pânico: doses entre os 0,5 e os 3 mg tomadas 3 vezes por dia, nunca excedendo a dose máxima de 10 mg por dia. 

Efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais de Alprazolam podem incluir prisão de ventre, depressão, alterações na memória, ansiedade, tremor, tontura, sonolência, perda de consciência, falta de coordenação motora, dificuldade para dormir, dor de cabeça, confusão, fala lentificada e difícil de compreender, secura na boca, nervosismo, náusea, inflamação na pele, cansaço extremo, irritabilidade, visão embaçada, diminuição do apetite, diminuição da libido ou impotência sexual, sensação de cabeça vazia, alterações no do equilíbrio ou perda ou aumento de peso. 

Contraindicações

Alprazolam está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com glaucoma de ângulo estreito agudo ou miastenia gravis e para pacientes com alergia a outros benzodiazepínicos ou a outros componentes da fórmula.
Além disso, se estiver grávida, amamentando ou se tiver estado de saúde debilitado ou problemas nos rins ou no fígado, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento. 

Mais sobre este assunto: