Sertralina (Zoloft)

Bula de Sertralina (Zoloft)

A Sertralina é uma remédio antidepressivo muito utilizado em casos de depressão e síndrome do pânico, tendo ação mais demorada nas situações de obsessão.

A Sertralina pode ser comprada nas farmácias convencionais com os nomes comerciais de Asserr, Sercerin, Serenata,Tolrest ou Zoloft, com receita médica.

Este medicamento atua no cérebro, aumentando a disponibilidade de serotonina e começa a fazer efeito em 7 dias de uso, mas em algumas pessoas esse tempo pode ser mais prolongado.

Sertralina (Zoloft)

Preço da Sertralina

O preço da Sertralina pode variar entre 20 e 100 reais.

Indicações da Sertralina

A Sertralina está indicada para o tratamento da depressão e doenças como transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do estresse pós-traumático e fobia social.
Além disso, a Sertralina também pode ser usada para atenuar os sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual (TPM).

Modo de uso da Sertralina

O modo de uso da Sertralina varia de acordo com o problema a tratar e, por isso, a dose deve ser sempre orientada pelo psiquiatra.

A Sertralina deve ser administrada em dose única diária, pela manhã ou à noite e a dose máxima diária é de 200mg/dia.

Se você esquecer de tomar o medicamento na hora exata, tome assim que lembrar e depois volte ao seu horário habitual. Se estiver muito próximo da hora da próxima toma, não tome e espere pelo horário adequado, em caso de dúvida entre em contato com o seu médico.

Caso tome mais medicamento do que foi prescrito pelo médico, poderão surgir efeitos indesejáveis como enjôo, vômito, batimento cardíaco acelerado, agitação e tontura. Raramente pode levar ao coma.

Efeitos colaterais da Sertralina

Nos primeiros dias de uso deste medicamento podem surgir pensamentos suicidas e alterações de humor, mas os principais efeitos colaterais da Sertralina incluem náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite e perda de peso, boca seca, dor de cabeça, cansaço excessivo, insônia, diminuição do desejo sexual, impotência e distúrbios da ejaculação.

Enquanto durar o tratamento a pessoa não deve dirigir ou operar máquinas porque sua atenção pode estar diminuída.

Contraindicações da Sertralina

A Sertralina está contraindicada para crianças com menos de 6 anos de idade, grávidas, mulheres que estão amamentando e para pacientes com hipersensibilidade à Sertralina ou a outros componentes de sua fórmula. Além disso deve ser usado com cuidado por pessoas que estejam tomando remédios que sejam chamados de inibidos da enzima monoaminoxidade (IMAO), como selgilina, moclobemida, linezolida e azul metileno.

Pessoas que possuem diabetes devem manter a glicemia sob controle enquanto tomar este medicamento e quem sofre com glaucoma de ângulo fechado deve ser acompanhado pelo médico. 

Sertralina emagrece?

Após o início da venda do cloridrato de sertralina foi observado que algumas pessoas relataram uma discreta diminuição do peso no início do tratamento, sendo este um possível efeito colateral do medicamento, mas que ainda necessita de comprovação científica. 

Apesar da sertralina não possuir nenhum componente que favorece a perda de peso, como ela melhora o humor e diminui a ansiedade que são dois fatores que levam ao aumento do apetite e consequentemente o aumento do peso, a perda de peso pode acontecer. Todavia, este medicamento não deve ser usado para emagrecer porque existem outras opções naturais ou sintéticas como a Furosemida ou Xenical que são mais indicadas para controlar o apetite e o peso, por exemplo.

Mais sobre este assunto: