Trazodona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em março 2024

Trazodona é um antidepressivo indicado para o tratamento da depressão, ansiedade ou dor crônica, pois age regulando substâncias no cérebro que são responsáveis pela comunicação entre os neurônios e a regulação do humor.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 50 mg, 100 mg ou 150 mg, com os nomes comerciais Donaren, Inseris ou Loredon, por exemplo, ou como genérico "cloridrato de trazodona”, sendo vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

A trazodona deve ser usada somente com indicação do psiquiatra, com doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico, sendo importante não interromper o uso do remédio por conta própria.

Mulher tomando comprimido com água

Para que serve

A trazodona é indicada para o tratamento de:

  • Depressão com ou sem episódios de ansiedade;
  • Transtorno depressivo maior;
  • Dor causada por neuropatia diabética;
  • Dores crônicas.

A trazodona age aumentando os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro, que são um substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios, o que pode ajudar a melhorar o humor e o sono, além de diminuir a ansiedade e a insônia, relacionados à depressão.

A trazodona deve ser sempre indicada pelo médico avaliando as condições de saúde de forma individualizada.

A trazodona serve para dormir?

A trazodona não é indicada para dormir, e não existem estudos suficientes que comprovem sua eficácia para o tratamento da insônia, sendo que nesses casos, os remédios mais indicados são os benzodiazepínicos, que agem diminuindo as funções do cérebro, causando um efeito tranquilizante e sonolência. Veja os principais remédios indicados para insônia.

No entanto, a trazodona pode ser indicada para o tratamento de pessoas com depressão e insônia ao mesmo tempo, pois pode causar sonolência como efeito colateral, diminuindo o tempo para iniciar o sono e aumentando o tempo total de sono.

Como tomar

O comprimido de trazodona deve ser tomado por via oral, e engolido inteiro, sem partir ou mastigar, de preferência após uma refeição.

As doses normalmente recomendadas variam de acordo com a idade e incluem:

  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 50 a 150 mg por dia, dividida em 2 duas doses, tomadas a cada 12 horas, ou em dose única diária tomada antes de dormir, conforme orientação médica. Essa dose pode ser aumentada pelo médico, de acordo com a resposta ao tratamento;
  • Idosos: a dose inicial normalmente recomendada é 75 mg por dia, sendo que o médico pode aumentar essa dose gradualmente em intervalos de 3 ou 4 dias.

A trazodona pode demorar até 4 semanas de tratamento para ter o efeito antidepressivo desejado e a alteração das doses ou a interrupção do tratamento devem ser feitas de acordo com a avaliação e orientação do psiquiatra.

É importante não interromper o uso da trazodona por conta própria, pois pode causar efeitos indesejados como tontura, ansiedade, ataques de pânico, dor de cabeça, sensações de choque elétrico ou confusão mental.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a trazodona são tontura, dor de cabeça, cansaço, náusea, boca seca, sonolência e gosto desagradável na boca.

Além disso, em homens a trazodona pode causar priapismo, que é uma ereção dolorosa e persistente, devendo-se nesse caso interromper o tratamento e procurar ajuda médica imediatamente para evitar lesões no pênis. Veja como é feito o tratamento do priapismo.

Embora seja raro, a trazodona também pode causar a síndrome serotoninérgica que pode ser percebida através de sintomas como tremores, rigidez dos músculos, agitação, alucinações, febre, suor excessivo, palpitação cardíaca ou até perda da consciência. Nesse caso, deve-se ir ao pronto-socorro mais próximo imediatamente.

Leia também: Síndrome serotoninérgica: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/sindrome-serotoninergica

A trazodona emagrece ou engorda?

A trazodona não emagrece e não tem indicação para ser usada no emagrecimento ou perda de peso.

Em alguns casos, a trazodona pode causar um aumento do peso, devido ao efeito colateral de aumento do apetite. Além disso, à medida que a depressão é tratada, o apetite da pessoa pode voltar ao normal, e levar a um aumento do peso.

Quem não deve tomar

A trazodona não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas, lactantes, por pessoas com problemas cardíacos ou em fase de recuperação de um infarto do miocárdio, ou nos casos de doenças renais, no fígado, ou alcoolismo.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia à trazodona ou qualquer outro componente dos comprimidos.

A trazodona também não deve ser usada por pessoas que utilizam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como selegilina, moclobemida, isocarboxazida, fenelzina, nialamida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo.

Nestes casos, deve-se esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os inibidores da monoaminoxidase para iniciar o tratamento com a trazodona.

Vídeos relacionados