Alimentos para o colesterol

publicidade

Os alimentos para o colesterol são aqueles que ajudam a diminuir o colesterol ruim que se acumula nas artérias e provoca as doenças cardiovasculares.

Os alimentos para combater o colesterol são alimentos ricos em substâncias como ômega 3 encontrada no peixe, fibras ou antioxidantes específicos como os flavonoides que se encontram especialmente em frutas e legumes porque ajudam a diminuir o colesterol no sangue facilitando a passagem do sangue nas artérias e prevenindo as doenças cardiovasculares.

Outros alimentos como azeite ou óleo de girassol também são alimentos que ajudam a baixar o colesterol porque têm outras gorduras chamadas de monoinsaturadas ou polinsaturadas que ajudam a balancear o colesterol no sangue.

Tabela de alimentos para o colesterol

Essa tabela tem alguns alimentos que ajudam a baixar o colesterol:

AlimentosPropriedades Como consumir
TomateTem licopeno que é uma substância que baixa o colesterol no sangue.Pode ser usado em saladas
Vinho TintoPode impedir que as moléculas de gordura se fixem nas paredes das artérias, desentupindo e facilitando a passagem do sangue.Só deve ser consumida apenas 1 taça de vinho ao almoço ou ao jantar.
Salmão, pescada, atumAjuda a prevenir o agrupamento das plaquetas, que formam os coágulos e podem entupir as artérias.Deve ser consumido cozido ou grelhado, 3 a 4 vezes por semana.
UvasTem antioxidantes como os flavonoides que ajudam a diminuir o colesterol no sanguePodem ser utilizadas em sucos ou consumidas como sobremesa
AlhoConter uma substância chamada alicina, que combate os níveis do mau colesterol e controla a pressão, diminuindo o risco de infartesPode ser usado para temperar os alimentos
AzeiteImpede a oxidação do colesterolDeve ser adicionado em saladas e após cozinhar, pois quando é aquecido perde as suas propriedades.

Além de consumir esses alimentos para ajudar a baixar o colesterol é também importante praticar exercício como fazer caminhadas para aumentar o colesterol bom. Para saber mais sobre como baixar o colesterol veja: Como baixar o colesterol.

Alimentos desaconselhados para o colesterol

Os alimentos a evitar para o colesterol são alimentos ricos em gorduras saturadas como frituras, embutidos, bolos, biscoitos, leite integral ou queijos, por exemplo porque as gorduras desses alimentos são transformadas em colesterol e são as principais responsáveis por aumentar o colesterol no sangue.

Também devem ser evitados os alimentos ricos em colesterol como gema de ovo, rim de porco, manteiga, camarão fígado ou lulas, por exemplo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade