Alimentos para o colesterol

publicidade

Alguns alimentos que diminuem o colesterol mau e aumentam o colesterol bom são:

Alho: por conter uma substância chamada alicina, combate os níveis do mau colesterol e controla a pressão, diminuindo o risco de infartes, é ideal para refogados.

Aveia: É uma grão que ajuda a desentupir as artérias e aumenta os níveis de colesterol bom, pode ser consumida diariamente misturada no leite ou iogurte desnatado.

Azeite: Usado em inúmeras receitas, fortalece o coração, protegendo contra enfartes, combate o mau colesterol e aumenta o bom colesterol, deve ser adicionado depois da refeição pronta.

Vinho tinto: pode impedir que as moléculas de gordura se fixem nas paredes das artérias, desentupindo e facilitando a passagem do sangue, 1 taça à noite já é o suficiente.

Peixe: Ajuda a prevenir o agrupamento das plaquetas, que formam os coágulos e podem entupir as artérias. Pode-se consumí-lo cozido até 4 vezes por semana.

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo fígado o restante deve provir da alimentação, mas os alimentos ricos em gordura mono-insaturadacomo nozes, abacate e azeite de oliva assim como as gorduras poli-insaturadas como óleos vegetais, óleo de milho e óleo de soja são as fontes ideais de colesterol. Todas as outras fontes devem ser evitadas por aumentar muito os níveis de colesterol no sangue.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 17/08/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.