10 chás para baixar o colesterol

Atualizado em abril 2024

Existem algumas plantas medicinais que ajudam a baixar o colesterol e desintoxicar o organismo, como a erva-mate e o dente de leão, por exemplo, que podem ser usados para preparar chás ou, em alguns casos, diretamente nos alimentos, como a cúrcuma.

Essas plantas medicinais possuem propriedade hipolipemiante, ajudando a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

É importante que esses chás sejam tomados sob orientação do médico e não devem substituir o tratamento recomendado, sendo apenas uma forma de complementar a dieta para baixar o colesterol.

Imagem ilustrativa número 5

Opções de remédios caseiros

Algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

1. Chá de alcachofra

O chá de alcachofra tem propriedades depurativas do sangue e contém antioxidantes que diminuem o excesso de colesterol no sangue, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a aterosclerose. Conheça todos os benefícios do chá de alcachofra.

Como preparar e tomar: Adicionar 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente. Tampar, deixar repousar durante 5 minutos, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, antes das refeições principais.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por pessoas com câncer no fígado, insuficiência hepática ou hepatite. Da mesma forma que não é recomendado também para quem usa medicamentos anticoagulantes, para crianças menores de 12 anos e para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, isso porque possui compostos que garantem propriedades antioxidantes a essa planta.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa da raiz de dente de leão triturada em 200 mL de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber cerca de 3 xícaras de chá por dia.

Contraindicações: essa planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem hipersensibilidade a ela, que possuem obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal. Além disso, não deve ser usado na gravidez e durante a fase de amamentação.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma possui um composto bioativo chamado curcumina, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante e exerce cardioprotetor.

Como prepara e tomar: colocar 1 colher de chá de pós de cúrcuma em 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. É recomendado tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

4. Chá mate

A erva-mate além de ter ação antioxidante, possui saponinas, que são compostos orgânicos que diminuem a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, aumentando a sua excreção através das fezes.

Como preparar e tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1,5 litros do chá por dia.

Contraindicações: este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, durante a fase de amamentação e por pessoas que tenham ansiedade, nervosismo, insônia, gastrite, úlceras, refluxo e hipertensão não controlada, pois possui cafeína.

5. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e outros compostos que possuem propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol mal, o LDL, e os triglicerídeos no sangue.

Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa de chá verde em 240 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber morno até 4 xícaras por dia entre as refeições.

Contraindicações: esse chá não deve ser consumido durante a gravidez ou período de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão, já que contém cafeína. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomam anticoagulantes e que possuem hipotireoidismo.

6. Chá vermelho

O chá vermelho, também chamado de pu-er, além de ser rico em antioxidantes, também contém um composto chamado teobromina, que aumenta a excreção, através das fezes, de colesterol e promove alteração no metabolismo das gorduras. Conheça mais sobre o chá vermelho e seu benefícios.

Como preparar e tomar: ferver 1 litro de água, acrescentar 2 colheres de sopa de chá vermelho e tapar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber 3 xícaras por dia.

Contraindicações: esse chá não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, refluxo gastroesofágico, hipertensão ou problemas cardíacos, já que possui cafeína.

7. Chá de capim-limão

O chá de capim-limão contém substâncias antioxidantes, como o limoneno e o geraniol, que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a diminuir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, prevenindo problemas cardíacos.

Como preparar e tomar: colocar 1 colher de chá de folhas picadas de capim-limão em 1 xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber morno 3 a 4 xícaras por dia.

Contraindicações: o capim-limão não é recomendado durante a gravidez e nem no período de lactância. Também não deve ser consumido por pessoas com menos de 18 anos, com doenças cardíacas, renais ou hepáticas.

8. Chá de ruibarbo

O chá de ruibarbo tem efeito sobre as gorduras no organismo, ajudando a controlar e a diminuir o colesterol, prevenindo doenças como aterosclerose, derrame cerebral e infarto do miocárdio.

Como preparar e tomar: colocar a água e o talo de ruibarbo em uma panela e colocar em fogo alto. Assim que ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio, sem adoçar.

Contraindicações: o chá de ruibarbo não deve ser consumido por pessoas com história de reação alérgica ao consumir essa planta, assim como também não deve ser consumida por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em períodos de lactância, e por pessoas com problemas renais ou hepáticos.

9. Chá de berinjela

O chá de berinjela é rico em antocianinas com ação antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol LDL e os triglicerídeos.

Como preparar e tomar: cortar a berinjela e colocá-la em uma panela com água, juntamente com as folhas, e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, retirar a panela do fogo, tampar até que esfrie um pouco, coar e beber. É recomendado tomar 1 xícara por dia, evitando o consumo por mais de 7 dias seguidos.

Contraindicações: o chá de berinjela não deve ser consumido por crianças ou pessoas com gastrite, úlceras estomacais ou pancreatite. Além disso, não deve ser consumido por pessoas alérgicas à berinjela. Durante a gravidez e a lactância, esse chá só deve ser consumido após autorização médica.

10. Chá de folhas de goiaba

As folhas de goiaba são ricas em flavonoides, como quercetina, guaijaverina, avicularina, miricetina e kaempferol, por exemplo, que possuem propriedades hipolipemiantes, ou seja, ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.

Como preparar e tomar: colocar 1/2 de água para ferver e, em seguida, apagar o fogo e colocar 1 colher de sopa de folhas frescas de goiaba. Tampar a panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Quando morno, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Contraindicações: a folha de goiaba não deve ser consumida por crianças, mulheres grávidas ou em período de lactância. Além disso, não é recomendada para pessoas alérgicas a essa planta medicinal ou com prisão de ventre.

Outras dicas para baixar o colesterol

Além dos chás, é importante alterar alguns hábitos e estilo de vida, como:

  • Realizar atividade física, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, por exemplo, durante 45 minutos cerca de 3 a 4 vezes por semana;
  • Diminuir o consumo de gorduras e alimentos que contenham, como manteiga, margarina, frituras, queijos amarelos, embutidos, queijo creme, molhos, maionese, entre outros;
  • Diminuir o consumo de açúcares e de alimentos que os contenha;
  • Aumentar o consumo de gorduras boas, ricas em ômega-3 e gorduras saturadas, como o salmão, o abacate, os frutos secos, as sementes, o azeite de oliva e de linhaça;
  • Aumentar o consumo de fibras, ingerindo 3 a 5 porções de frutas e vegetais por dia, o que ajuda a diminuir a absorção de gordura a nível intestinal, favorecendo a diminuição dos níveis de colesterol;
  • Beber suco de berinjela com laranja em jejum, já que é um super antioxidante que favorece a eliminação da gordura que se encontra no sangue.

Veja mais sobre o que parar de comer por causa do colesterol no vídeo a seguir:

Vídeos relacionados