Alimentos para Bronquite

publicidade

Alguns alimentos produzem como resultado da sua digestão menos dióxido de carbono, exigindo por isso menos trabalho do pulmão para eliminar esse gás. Segue então uma lista com os alimentos mais indicados a se comer durante o período de crise de bronquite, e também os menos recomendados.

Alimentos permitidos na bronquite

  • Legumes, preferencialmente crus;
  • Peixe, carne ou frango;
  • Frutas pouco maduras;
  • Bebidas livres de açúcar.

A bronquite é uma doença crônica que dificulta a respiração e é muito influenciada pela alimentação, que pode facilitar ou dificultar o trabalho pulmonar.

O processo de digestão produz dióxico de carbono (CO2) que é liberado pelo pulmão, e esse processo de expulsão do CO2 exige trabalho do pulmão que durante uma crise de bronquite ou asma agrava a sensação de falta de ar.

Alimentos proibidos na bronquite

  • Refrigerantes;
  • Café ou qualquer outra bebida que contenha cafeína;
  • Chocolate;
  • Macarrão.

Fazer a digestão desse tipo de alimentos há uma libertação maior quantidade de CO2 requerendo maior esforço pulmonar, o que numa situação de crise já é muito difícil. Por isso selecionar bem os alimentos a se ingerir ou evitar pode se considerar fazer parte do tratamento para bronquite.

Alimentos ricos em zinco, vitamina A e C,  assim como ricos em Omega 3 reforçam o sistema imunológico e podem ser considerados alimentos protetores do corpo podendo por isso prevenir ou adiar as crises de bronquite ou asma.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 22/05/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.