Aipo

publicidade

O aipo, também chamado de salsão, é uma verdura que pode ser usada como planta medicinal, bastante utilizada em diversas receitas de sopas e saladas e também pode ser utilizado como remédio caseiro para emagrecer e para tratar distúrbios renais. Cada 100 gramas possui apenas 21 calorias.

Benefícios e propriedades do aipo

O aipo possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonoides, vitaminas e minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.

Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água, potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B e C.

Indicações do Aipo

Emagrecer, pedra na vesícula, pedra nos rins, gota, cistite, reumatismo, anemia, nefrite, hepatite, viroses, ferimentos, afonia, secreção pulmonar, disenteria, anorexia, problemas digestivos, dor de estômago, icterícia, menstruação atrasada, gases, rouquidão, ingurgitamento mamário, diabetes.

Modo de uso do aipo

O aipo pode ser totalmente utilizado, desde a raiz até as folhas, podendo ser adicionado às receitas culinárias ou sob a forma de chá.

Para o chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo numa xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

Para fazer o aipo refogado, basta fatiá-lo e colocá-lo numa panela juntamente com cebola e azeite, deixando dourar por alguns minutos. Acrescente um pouquinho de água, tempere a gosto e apague o fogo. Consuma em seguida.

Receitas com aipo

Existem diversas receitas onde pode-se acrescentar o aipo. Algumas delas são nas almôndegas, cremes, molhos ou sopas, saladas e nos assados, como nas empadinhas e no empadão, por exemplo. O aipo também pode ser utilizado fatiado em rodelas nas saladas cruas, embora desta forma seja contraindicado em caso de diabetes.

Outros nomes do Aipo

Aipo-dos-charcos, aipo-inculto, aipo dos pântanos, aipo-rábano, aipo-de-talos, salsa do monte.

Informação nutricional do aipo

ComponentesQuantidade por 100 g de aipo
Energia46 calorias
Água94,4 g
Proteínas1,1 g
Gordura0,1 g
Carboidratos1,5 g
Fibras2,0 g
Vitamina B30,3 mg
Potássio299 mg

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 08/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.