Açaí

PUBLICIDADE

O açaí é o fruto da açaizeira, uma palmeira que cresce na região amazônica do Brasil. Ele é um fruto semelhante a uma baga de cor violeta escuro ou negro. Ele é considerado uma das fontes mais ricas de antioxidantes, sendo muito utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes.

O seu nome científico é Euterpe oleracea e pode ser comprado sob a forma de fruto, polpa ou suplemento alimentar em alguns supermercados e lojas de produtos naturais por todo o Brasil, sendo uma ótima fonte energética.

Para que serve o açaí

O açaí serve para prevenir contra o envelhecimento celular, uma vez que ele é rico em antioxidantes, mantendo o organismo saudável, fortalecendo o sistema imunitário e prevenindo o aparecimento de câncer, por exemplo. Além disso, o açaí pode também ser utilizado como bebida energética e revigorante para atletas, sendo mais saudável que o café.

Por ter alto teor em cálcio e ferro pode ser indicado na cura de pacientes com osteoporose ou anemia.

Propriedades do açaí

As propriedades do açaí são principalmente a sua ação antioxidante, depurativa, estimulante e anti-inflamatória. Veja uma tabela de composição nutricional do açaí e todos os benefícios deste fruto em: Composição nutricional do açaí.

Modo de uso do açaí

O açaí geralmente é utilizado sob a forma de suco ou fruta.

  • Açaí para falta de energia bater no liquidificador 100 g de polpa de açaí, 1 copo de água e 50 ml de xarope de guaraná. Adoçar a gosto e beber logo a seguir.

Além disso, o açaí também pode ser utilizado para fazer doces, geleias e sorvetes, por exemplo.

Efeitos colaterais do açaí

Não estão descritos efeitos colaterais para o açaí. Porém, o açaí é uma fruta com muitas calorias e gordura, podendo engordar. Assim, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade.

Contraindicações do açaí

Não são conhecidas contraindicações para o açaí.

Veja também: Suco de açaí para câncer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE