Enfisema pulmonar

publicidade

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória grave que geralmente se desenvolve nos pulmões de quem já fumou cigarro por muitos anos. A doença leva à diminuição da elasticidade dos pulmões e ao comprometimento dos alvéolos que são as estruturas responsáveis pela troca gasosa entre o oxigênio e gás carbônico.

O enfisema pode ser causado por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina ou pode se desenvolver lentamente devido ao cigarro ou a outras doenças como bronquite crônica, asma e fibrose cística.

Enfisema pulmonar tem cura?

O enfisema pulmonar não tem cura e não pode ser revertido, mas parar de fumar ou evitar a exposição ao cigarro é importante para evitar a progressão da doença.

Tratamento para enfisema pulmonar

O tratamento para enfisema pulmonar requer fisioterapia, deixar de fumar e o uso de medicamentos corticoides e broncodilatadores, receitados pelo médico pneumologista. Alguns casos podem necessitar do uso de máscaras de oxigênio ou cirurgia.

A prevenção do enfisema pulmonar pode ser feita através de medidas como parar de fumar, tratar adequadamente todas as doenças respiratórias e seguir todas as orientações médicas.

Sintomas de enfisema pulmonar

Os sinais e sintomas do enfisema pulmonar geralmente são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse;
  • Sensação de falta de ar, com o agramento da doença.

O diagnóstico da doença é baseado nos sintomas apresentados e no histórico de vida do paciente. Um exame será pedido para avaliar a inflamação do pulmão e a ausculta pulmonar será realizada para verificar os sons produzidos pelo pulmão no momento da respiração. Além disso, deverá ser feito um teste para avaliar as capacidades pulmonares, chamado de espirometria, que mede o& volume de ar inspirado para verificar se são satisfatórios ou não além de raio-x e exame de sangue.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 18/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.