Tuberculose óssea na coluna

publicidade

O que é: 

A tuberculose óssea na coluna, também chamada de Mal de Pott, é o tipo de tuberculose extrapulmonar mais comum e pode atingir várias vértebras ao mesmo tempo, gerando sintomas graves e incapacitantes. Seu tratamento inclui a toma de antibióticos, fisioterapia e por vezes, cirurgia.

Sintomas da tuberculose óssea na coluna

Os sintomas da tuberculose óssea na coluna podem ser:

  • fraqueza nas pernas;
  • dor progressiva;
  • massa palpável no final da coluna;
  • comprometimento do movimento,
  • rigidez da coluna,
  • pode haver perda de peso;
  • pode haver febre.

Com o passar do tempo se a doença não for corretamente tratada pode evoluir para compressão medular e consequente paraplegia.

Contágio da tuberculose óssea na coluna

O contágio da tuberculose óssea na coluna dá-se através da inalação do Bacilo de Koch, que passa para o sangue e aloja-se na coluna, preferencialmente nas últimas vértebras torácicas ou lombares. Ao escolher o local, o bacilo instala-se e inicia o processo de destruição óssea, levando ao comprometimento de todas as articulações da coluna.

Diagnóstico da tuberculose óssea na coluna

O diagnóstico da tuberculose óssea depende da realização de exames de raio-x, tomografia computadorizada e cintilografia, mas a melhor forma de diagnosticar a tuberculose óssea é através da biópsia do osso, chamada biópsia óssea e PPD (Purified protein derivative).

Tratamento para tuberculose óssea na coluna

O tratamento para tuberculose óssea na coluna inclui a imobilização da coluna com uso de um colete, repouso, antibióticos por cerca de 2 anos e fisioterapia. Em alguns casos pode ser preciso realizar uma cirurgia para drenar os abcessos ou estabilizar a coluna.

Referência Bibliográfica

FALCETTA FS, et al. Mal de Pott: uma doença milenar em um novo século. Acesso em Dez. 2012.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 03/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.