Tratamento para terçol

publicidade

O tratamento para terçol no olho, que surge devido à obstrução dos poros, quando se coça muito o olho ou se usa maquiagem em excesso, na maioria dos casos, pode ser feito em casa com a lavagem do olho 2 vezes por dia e aplicação de compressas mornas para aliviar a dor e a inflamação.

Porém, caso o terçol não passe em 8 dias ou aumente de tamanho é recomendado consultar o oftalmologista para iniciar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com colírios, pomadas, remédios ou cirurgia para drenar o pus.

Durante o tratamento é recomendado não usar maquiagem nos olhos, evitar coçar frequentemente o olho afetado e não colocar lentes de contato para evitar a obstrução do terçol e aumento da infecção, por exemplo.

Pomada para tratamento do terçol

As pomadas para tratamento do terçol, como Prednisona ou Terramicina, normalmente só são utilizadas quando o terçol dura mais de 8 dias e segundo recomendação do oftalmologista. Nestes casos, a pomada ou o colírio recomendados pelo médico devem ser aplicados 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna.

Nos casos mais graves, como terçol interno ou calázio, o oftalmologista pode utilizar cirurgia para fazer um pequeno corte e drenar o terçol. Esta cirurgia, normalmente, é feita com anestesia local e, por isso, o paciente pode regressar a casa no mesmo dia.

Tratamento caseiro para terçol

Um bom tratamento caseiro para terçol pode ser feito nos primeiros 8 dias com a aplicação de compressas mornas de camomila sobre o olho, durante 5 minutos, cerca de 3 vezes por dia, para aliviar a inflamação, a dor e ajudar a drenar o pus.

O uso de água boricada no tratamento para terçol, embora seja muito utilizado, deve ser evitado, pois é uma substância não esterilizada que pode facilitar a infecção.

Ingredientes

  • 1 sachê de camomila
  • 200 ml de água fervente
  • 1 compressa limpa

Modo de preparo

Colocar o sachê de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, deve-se molhar uma compressa limpa no chá e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia.

Veja outras formas tratar o terçol em casa: Remédio caseiro para terçol.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora do terçol incluem a redução do inchaço e da vermelhidão, assim como da dor e da dificuldade em abrir o olho.

Sinais de piora

Os sinais de piora do terçol estão relacionados com a infecção do terçol e incluem o aumento da dor e do inchaço, assim como da dificuldade em abrir o olho. Além disso, o aparecimento de pus, o fato do terçol não passar em 8 dias e da infecção se espalhar para outras regiões do olho também fazem parte dos sinais de piora.

Se achou esta informação interessante, leia:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade