Tratamento para terçol

publicidade

O tratamento para terçol no olho, na maioria dos casos, pode ser feito em casa com uma boa higiene do olho e aplicação de compressas mornas para aliviar a dor e a inflamação e ajudar a retirar o pus, caso o terçol esteja infeccionado.

Porém, caso o terçol não passe em 8 dias ou não reduza de tamanho, ou provoque muita dor, é recomendado consultar o oftalmologista para indicar o tratamento que pode ser feito com colírios, pomadas, remédios ou cirurgia para drenar o pus.

O terçol é uma inflamação caracterizada por um pontinho inchado e vermelho na pálpebra causado devido à obstrução das glândulas com gordura, quando se coça muito o olho ou se usa maquiagem em excesso, por exemplo. Além disso, também pode ocorrer infecção do terçol devido à bactéria Staphylococcus aureus, ficando este com pus no interior.

Tratamento caseiro para terçol

O tratamento caseiro para terçol pode ser feito com a aplicação de compressa mornas durante 5 a 10 minutos, cerca de 3 vezes por dia, para aliviar a inflamação e a dor e ajudar a drenar o pus, se o terçol estiver infeccionado.

Outra opção são as compressas mornas de camomila, pois além do calor ajudar a drenar o pus do interior do terçol, a camomila possui propriedades calmantes que diminuem a dor e a inflamação.

Para fazer as compressas mornas de camomila, basta colocar 1 sachê de camomila em 200 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, deve-se molhar a compressa esterilizada na mistura e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 a 10 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia.

O uso de água boricada no tratamento para terçol, embora seja muito utilizado, deve ser evitado, pois é uma substância não esterilizada que pode facilitar a infecção.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento, é importante adotar alguns cuidados como evitar usar lentes de contato, maquiagem nos olhos e esfregar os olhos com os dedos, de forma a acelerar o tratamento e a evitar que a inflamação ou a infecção piorem.

Pomada ou colírio para terçol

As pomadas para terçol, os colírios ou mesmo os remédios antibióticos só devem ser usados sob orientação e prescrição do oftalmologista e nos casos em que o terçol não passa em 8 dias, provoca muita dor, o olho está seco ou o terçol não reduz de tamanho, por exemplo.

Nestes casos, é recomendado consultar um oftalmologista para indicar e prescrever o tratamento que pode ser feito, então, com colírios para terçol, como Moura Brasil, pomadas antibacterianas, como Traumeel, que reduzem a inflamação e destroem as bactérias que causam a infecção do terçol, ou antibióticos orais, caso a infecção tenha se espalhado para outras regiões do olho.

Nos casos ainda mais graves, como terçol interno ou calázio, o oftalmologista pode utilizar cirurgia para fazer um pequeno corte e drenar o terçol. Esta cirurgia, normalmente, é feita com anestesia local e, por isso, o paciente pode regressar a casa no mesmo dia.

Homeopatia para terçol

A homeopatia para terçol também é uma boa opção de tratamento, podendo ser utilizados remédios como Pulsatilla 5CH ou Hepar sulphur 5CH, sob orientação do homeopata ou oftalmologista.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora do terçol incluem a redução do inchaço e da vermelhidão, assim como da dor e da dificuldade em abrir o olho.

Sinais de piora

Os sinais de piora do terçol estão relacionados com a infecção do terçol e incluem o aumento da dor e do inchaço, assim como da dificuldade em abrir o olho. Além disso, o aparecimento de pus, o fato do terçol não passar em 8 dias e da infecção se espalhar para outras regiões do olho também fazem parte dos sinais de piora.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/09/2014 Última atualização da página: 04/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.