Remédio caseiro para terçol

publicidade

Um excelente remédio caseiro para o terçol é aplicar compressas mornas no terçol durante 5 a 10 minutos, cerca de 3 a 4 vezes por dia, assim como lavar os olhos 2 a 3 vezes por dia com uma infusão de flor de camomila e alecrim.

O terçol é uma inflamação no olho causada devido à obstrução das glândulas da pálpebra com gordura, aparecendo um pontinho vermelho e inchado na pálpebra, que provoca dor e dificuldade em abrir o olho. Normalmente, o terçol é causado pela má higiene dos olhos, uso excessivo de maquiagem ou quando se coça muito os olhos. É também comum que o terçol infeccione, aparecendo pus no seu interior, além do pontinho vermelho e inchado.

Geralmente, o terçol desaparece sozinho, no entanto, se não desaparecer em cerca de 8 dias ou o indivíduo não conseguir abrir o olho, é recomendado consultar um clínico geral ou oftalmologista para drenar o terçol.

Compressas mornas para terçol

As compressas mornas para terçol ajudam a aliviar a dor e a inflamação e a drenar o pus do interior do terçol, caso esteja com infecção.

Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 a 10 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.

Observação: é também popular colocar algo quente sobre o terçol, como, por exemplo, um anel ou uma colher depois de aquecidos por fricção. Porém, estas medidas não são recomendadas, pois se o terçol estiver infeccionado com pus, o pus pode sair e o anel ou a colher ficarem contaminados, podendo passar para o outro olho ou o olho de alguém.

Remédio caseiro para terçol com camomila e alecrim

Outro ótimo remédio caseiro para terçol é lavar os olhos 2 a 3 vezes por dia com uma infusão de flor de camomila e alecrim, pois a camomila tem ação calmante, ajudando a aliviar a dor e o desconforto, e o alecrim é antibacteriano, ajudando a tratar a infecção, caso o terçol esteja com pus.

Para preparar a infusão, deve-se colocar 5 talos de alecrim juntamente com 60 g de flores de camomila em um litro de água fervente, deixar amornar e lavar os olhos com esta solução.

Além destes remédios caseiros, é muito importante não espremer o terçol para evitar que a infecção do terçol passe para o outro olho e só usar colírios ou pomadas oftalmológicas sob orientação e prescrição médica.

Veja outras formas de tratar o terçol em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/09/2014 Última atualização da página: 04/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.