Tratamento para Cistite

publicidade

O tratamento para cistite pode ser feito com o uso de antibióticos receitados pelo médico, mas os remédios caseiros com propriedade diurética também alcançam bons resultados. 

Alguns exemplos de remédios para cistite são: Cefalexina, Ciprofloxacino, Amoxicilina, Doxiciclina e Sulfametazol-trimetoprima.

O correto uso do antibiótico, anti-inflamatório e analgésico é importante para o sucesso do tratamento e para evitar a recorrência da doença, e por isso deve-se sempre respeitar as orientações do médico em relação a dose e a toma do medicamento. Alguns antibióticos devem ser tomados uma única vez, enquanto que outros devem ser tomados durante 3 ou 7 dias consecutivos. Neste último caso, é esperado que os sintomas da doença desapareçam antes do fim do tratamento. 

Tratamento natural para cistite

O tratamento natural para cistite pode ser feito com a toma de chá, infusões e alimentos ricos em água que proporcionam um aumento da urina, facilitando a cura da doença. Alguns exemplos de remédios caseiros para cistite são:

  • Chá de ervas para cistite: Colocar num recipiente 25 g de folhas de bétula, 30 g de raiz de alcaçuz e 45 g de uva-ursina e mexer bem. Adicionar 1 colher (sopa) desta mistura de ervas numa xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos e beber a seguir.
  • Banho de assento com vinagre: Encha uma bacia com cerca de 2 litros de água e acrescente 4 colheres de sopa de vinagre. Sente-se nesta mistura, deixando a região íntima em contato direto com esta solução, por cerca de 20 minutos diariamente.

No tratamento da cistite é muito importante beber mais de 2 litros de água por dia, e por isso o indivíduo pode consumir alimentos ricos em água como abóbora, chuchu, leite e suco de frutas em todas as refeições.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 27/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.