Cistite

publicidade

A cistite é uma infecção que causa dor na bexiga geralmente causada pela bactéria E. Coli que migra do intestino para a uretra. Seus sintomas incluem urgência em urinar, dor e ardor ao urinar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios naturais ou antibióticos receitados pelo médico.

A cistite de lua de mel é aquela diagnosticada logo após o casamento que geralmente é causada pela subida das bactérias da própria vagina para a bexiga devido a várias pequenas lesões na uretra devido ao ato sexual repetitivo. Beber muita água e fazer xixi após as relações pode ser o suficiente para vencer este mal, mas se o incômodo persistir um médico deverá ser consultado.

A cistite intersticial, também chamada de doença inflamatória da bexiga, gera sintomas como intensa dor na região abdominal, cujas causas não são totalmente esclarecidas. Seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos como Ácido hialurônico, Heparina, Elmiron, Amitriptilina, Hidroxizina e Ciclosporina, sob orientação médica. 

Sintomas da cistite

Os sintomas da cistite geralmente são:

  • Dor na bexiga, localizada ligeiramente acima da zona pubiana;
  • Urina turva ou urina com sangue;
  • Desejo frequente e urgente de urinar, mas com pouca urina de cada vez;
  • Ardência ou queimação ao urinar;
  • Micção noturna mais frequente.

Quando o paciente apresenta dor na região das costas, os rins podem estar afetados. O diagnóstico da cistite pode ser feito através do exame de urina solicitado pelo médico clínico geral.

Causas da cistite

As causas da cistite estão relacionadas a contaminação da bexiga com bactérias vindas da vagina ou do próprio intestino. Algumas situações que podem favorecer a instalação da cistite são:

  • Contato íntimo excessivo;
  • ​​Má higiene local, limpando-se de trás para frente;
  • Baixa produção de urina causada pela pouca ingestão de água;
  • Pouco espaço entre a uretra e o ânus, neste caso seria um defeito anatômico;
  • Conexão anormal entre a bexiga e a vagina, condição conhecida como fístula vésico-vaginal.

No homem a causa mais comum de cistite é a infecção bacteriana persistente da próstata e ela raramente pode ocorrer devido a uma conexão anormal entre a bexiga e o intestino chamada fístula vésico-entérica.

Tratamento para cistite

O tratamento para cistite pode ser feito com a toma de remédios antibióticos receitados pelo médico por 3, 7 ou 10 dias, mas os remédios caseiros também podem auxiliar no tratamento.

Um bom exemplo de remédio caseiro para cistite é o banho de assento com vinagre na proporção de 3 litros de água para 2 colheres de vinagre. Basta lavar a região genital e fazer este banho de assento diariamente por 20 minutos. 

Alguns exemplos de remédios para cistite são os antibióticos: Ciprofloxacino, Amoxicilina, Doxiciclina e Sulfametazol-trimetoprima que devem ser associados a algum medicamento para tirar a dor, como o Cloridrato de fenazopiridina, por exemplo.

Além do tratamento medicamentoso é importante beber no mínimo 2 litros de água por dia e consumir alimentos diuréticos como melancia e o aipo, por exemplo.

A cistite crônica parece ser solucionada com o uso da toxina botulínica na bexiga.

Cistite na gravidez

A cistite na gravidez pode ser mais frequente porque nesta fase a mulher possui um comprometimento natural do sistema imune. A cistite na gravidez gera os mesmos sintomas acima citados e pode ser tratada com o uso de remédios caseiros e aumento da ingestão de água.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 03/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.