10 remédios caseiros para tratar cistite

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Existem alguns remédios caseiros, como o suco de arando (cranberry) e o chá de cavalinha, que podem ser usados para aliviar os sintomas da cistite, que é uma inflamação que acontece na bexiga e que normalmente é causada por uma infecção bacteriana.

Os remédios caseiros ajudam a aliviar os sintomas e a acelerar a recuperação e, por isso, devem ser usados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico e não substituir. O tratamento para a cistite consiste no uso de antibióticos, antiespasmódicos, analgésicos e antissépticos, os quais devem ser prescritos pelo urologista.

Além disso, é também importante beber pelo menos 2,5 litros de água por dia para promover a diurese e, assim, diminuir a quantidade de bactérias presentes no trato urinário.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios caseiros para cistite

Alguns remédios caseiros que podem ser utilizados no tratamento da cistite são:

1. Solução de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma excelente opção para tratar a cistite, pois altera o pH da urina, tornando-o menos ácido, de forma que as bactérias não se multiplicam com facilidade, aliviando a sensação de dor ao urinar.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 240 mL de água.

Modo de preparo:

Dissolver o bicarbonato de sódio na água e beber de uma vez. Deve-se repetir o mesmo processo de 6 vezes por dia. É importante não ingerir mais do que a quantidade de bicarbonato de sódio recomendada, já que pode causar efeitos secundários não desejados.

2. Chá de hibisco

O consumo de chá de hibisco pode aumentar a quantidade de urina produzida, pois é rica em antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico, que aparentemente ajudam a regular a atividade da aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.

Além disso, outros estudos científicos também referem que a flor de hibisco possui propriedades antimicrobianas, principalmente contra Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, o que poderia ajudar a prevenir o surgimentos de infecções urinárias recorrentes. 

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco secas;
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparo:

Adicionar a flor de hibisco na água quente e deixar repousar durante 10 minutos tapado. Em seguida, coar e beber ao longo do dia.

O hibisco não deve ser consumido junto com o medicamento hidroclorotiazida, já que pode interferir na ação do medicamento e causar efeitos indesejados. Além disso, apesar de ser considerado seguro, o hibisco não deve ser consumido na gravidez, durante a lactância e por crianças com menos de 12 anos.

3. Suco de arando

O suco de arando, também conhecido como cranberry, ajuda a prevenir e a tratar as infecções da bexiga já que lubrifica as paredes da bexiga e evita o desenvolvimento de bactérias, além de atuar reduzindo a inflamação e a quantidade de bactérias presentes na bexiga.

Ingredientes:

  • 8 xícaras de arando;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 xícaras de suco de laranja ou limão.

Modo de preparo:

Para preparar o suco, deve-se deixar o arando em água para ficar mais moles. Depois, deve-se misturar com a água e com o suco de limão ou de laranja, e beber cerca de 240 mL 3 vezes ao dia, sem adicionar açúcar.

As pessoas mais suscetíveis à infecção na bexiga, devem tomar 1 copo de 240 a 300 mL por dia desse suco.

4. Chá de salsa

A salsa é uma planta que possui apigenina, um composto com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a eliminar as bactérias que se encontram na bexiga através da urina, aliviando os sintomas.

Ingredientes:

  • 1 ramo ou 15 gramas de salsa fresca com talo;
  • 1 rodela de limão;
  • 250 mL de água fervendo.

Modo de preparo:

Lavar e cortar a salsa e, em seguida, adicionar a água e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber várias vezes ao dia.

Idealmente, o chá de salsa não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou por pessoas que estejam fazendo tratamento com medicamentos anticoagulantes ou diuréticos.

5. Infusão de cavalinha

A infusão de cavalinha é uma boa opção natural porque possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que auxiliam no alívio dos sintomas causados pela cistite.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de cavalinha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de cavalinha numa xícara e cobrir com a água fervente, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia sem açúcar, de preferência após as principais refeições do dia. 

Esse chá não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida para evitar a desidratação e a eliminação de minerais essenciais para o corpo.

6. Chá de ervas

O chá de ervas de alcaçuz, uva ursina e bétula possui propriedades antimicrobianas, diuréticas e fortalecedoras do sistema imunológico, podendo complementar o tratamento da cistite.

O alcaçuz possui substâncias que ajudam a combater os microrganismos causadores da cistite, além de melhorar a imunidade devido à estimulação de linfócitos e macrófagos. Já a uva ursina possui arbutina, uma substâncias com efeito antimicrobiano e ação diurética, ajudando na eliminação de mais urina durante o dia. A bétula possui propriedades que ajudam a eliminar os microrganismos das vias urinárias e possuem efeito diurético.

Ingredientes:

  • 25 g de folhas de bétula;
  • 30 g de raiz de alcaçuz;
  • 45 g de uva-ursina.

Modo de preparo:

Colocar as ervas em um recipiente e misturar bem. Em seguida, adicionar 1 colher de sopa da mistura em uma xícara de água fervida, tampar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Depois, coar e beber.

7. Chá de alho e gengibre

O chá de alho e gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à presença de alicina no alho e compostos fenólicos, como gingerol, shogaol e zingerona, presentes no gengibre, que ajudam a combater os sintomas da cistite, como dor e ardor ao urinar.

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imune e a diminuir a duração da cistite.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados e cortados na metade;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

Ferver a água com o alho, retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Coar e beber em seguida.

8. Chá de dente de leão

O dente de leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que causam a cistite.

Ingredientes:

  • 15 gramas de folhas e raízes de dente de leão;
  • 250 mL de água fervida.

Modo de preparo:

Colocar o dente de leão na água fervida e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 vezes ao dia.

9. Chá de raiz-forte

O chá de raiz-forte (Armoracia rusticana) possui propriedade antisséptica, antimicrobiana e anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas de dor e ardor e a diminuir a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a infecção.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de raiz-forte;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver água e depois acrescentar as folhas secas de raiz-forte. Deixar repousar por 5 minutos, coar e tomar 2 a 3 xícaras por dia.

10. Banho de assento com vinagre

Um excelente remédio caseiro para cistite é o banho de assento com vinagre, pois esse ingrediente é capaz de alterar o pH da região íntima e diminuir a capacidade de aderência das bactérias à uretra e à bexiga, ajudando a eliminá-las mais rapidamente.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de vinagre;
  • 2 litros de água morna.

Modo de preparo:

Encher uma bacia com água morna e acrescentar o vinagre. Sentar na bacia com água e vinagre e deixar a região íntima em contato com essa solução por cerca de 20 minutos. Realizar esse banho de assento diariamente até que a infecção tenha melhorado.

Vídeos relacionados