Tratamento de Canal

publicidade

O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, tecido que se encontra na parte interna do dente, e que pode estar danificada, infeccionada ou morta, provocando dor e inchaço. Após ser retirada a polpa do dente, o espaço deve ser limpo e preenchido com um cimento próprio de dentistas, vedando o canal. 

O tratamento de canal no dente é feito quando o dente tem um cárie profunda ou está quebrado e, apesar de poder ser dolorosa é muitas vezes a solução ideal para acabar com a dor de dente. 

Os sintomas que indicam necessidade de tratamento de canal podem ser a dor do dente que aumenta com o calor ou com o frio, dor ao mastigar ou inflamação da gengiva. O dente estando infeccionado, se não for tratado, pode formar pus na raiz, dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando aumento da dor e inchaço do rosto, só de um lado.

Preço do tratamento de canal

O preço do tratamento de canal é em média 300 reais, mas pode variar dependendo da localização do dente, se há outros tratamentos envolvidos, e da região do país onde será realizado o tratamento.

Tratamento de canal, dói?

Fazer um tratamento de canal num dente é um procedimento que deve ser feito com algumas idas ao dentista, e muitas vezes causa dor. Porém é a única maneira de salvar o dente podre ou cariado.

Durante o procedimento o dentista poderá administrar uma anestesia local, que impedirá o indivíduo de sentir dor, mas por  vezes, é necessário mais do que 1 anestesia, para que o local realmente fique sem sensibilidade e então o indivíduo não sinta dor.

Após o tratamento de canal dentário, o médico deverá indicar a toma de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor de dente que deverá surgir a seguir, e além disso é recomendado alimentar-se somente com líquidos e repousar por pelo menos 1 dia.

Tratamento de canal e gravidez

O tratamento de canal pode ser realizado durante a gravidez de forma a prevenir e tratar a inflamação e infecção do dente afetado, porém a mulher deve sempre informar o dentista que está grávida.

A anestesia administrada durante o tratamento de canal é segura para a gestante, não colocando em risco a saúde do bebê. Os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios utilizados após o tratamento de canal devem ser indicados para uso por uma mulher grávida e devem ser tomados sob aconselhamento do médico. 

Passo a passo do tratamento de canal

Veja o passo a passo do tratamento de canal no vídeo abaixo:

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade