Tratamento da erisipela

publicidade

O tratamento da erisipela é realizado através da toma dos antibióticos receitados pelo médico, durante aproximadamente 14 dias, repouso e elevação do membro afetado.

Quando a erisipela não é grave, o tratamento pode ser feito em casa, mas quando a erisipela é crônica, complicada ou de repetição, o tratamento é feito no hospital, através do internamento.

Os antibióticos prescritos pelo médico podem ser:

  • Penicilina, que é o mais usado;
  • Ampicilina;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Cefradina;
  • Ciprofloxacino;
  • Eritromicina, Claritromicina ou Clindamicina para quem tem alergia à penicilina.

Em caso de erisipela bolhosa, o tratamento pode ser feito com cremes anti-microbianos como o ácido fusídico a 2% ou sulfadiazina argêntica a 1%.

A erisipela acontece quando a bactéria que causa a doença entra na pele através de um ferimento. No entanto, a erisipela não é contagiosa, não passa de pessoa para pessoa.

A erisipela é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos de idade, obesas e com diabetes e quando é mal controlada, pode ter consequências graves como o linfedema pós-infeccioso, que é um inchaço duro que se pode tornar numa doença crônica, causando dor, sensação de peso e alteração na mobilidade.

É muito importante seguir o tratamento rigorosamente para evitar o aparecimento de complicações e de erisipelas de repetição.

Durante o tratamento não é aconselhado trabalhar ou ir para escola, porque apesar da erisipela não ser contagiosa, é preciso fazer repouso. Nota-se que a erisipela está melhorando quando a região fica menos vermelha e menos inchada, mas se o paciente notar que a região está ainda mais inchada e mais vermelha, deve-se voltar ao médico.

Tratamento caseiro para erisipela

Um bom tratamento caseiro da erisipela, além da toma dos antibióticos, é aplicar compressas de água gelada na região afetada diariamente para diminuir a dor e a inflamação. No entanto, caso a ferida esteja com curativo, não se deve retirá-lo.

O tratamento da erisipela e celulite, que é uma infecção da pele é feito também com antibióticos receitados pelo médico e repouso, sendo importante ficar deitado com almofadas por baixo das pernas.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 19/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.