Dor de garganta, o que fazer?

publicidade

Em caso de dor de garganta, o que se pode fazer é usar um spray analgésico, como a Hexomidine, ou tomar um analgésico e anti-inflamatório, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Mas, há alguns ótimos remédios caseiros para dor de garganta, tais como:

  • Fazer gargarejos com água e sal, porque isto purifica a garganta
  • Tomar o chá de cravo-da-índia, porque ele é um bom antibiótico natural
  • Fazer gargarejos com o chá de cravo-da-índia
  • Tomar 1 colher de mel misturada com 1 limão
  • Tomar 1 copo de suco de laranja com 1 colher de mel e 10 gotas de própolis
  • Tomar o chá de equinácea, porque ele fortalece o sistema imunitário
  • Beber vários goles de água por dia, para manter a região da garganta hidratada

Os gargarejos são especialmente indicados em caso de dor de garganta na gravidez ou lactação, pois nestas situações os medicamentos vendidos nas farmácias são contraindicados.

Se a dor de garganta persistir, mesmo com estes tratamentos, é recomendada uma consulta médica com um otorrinolaringologista.

O tratamento para dor de garganta pode ser feito com remédios para controlar a dor e baixar a febre (se ela estiver presente) ou com antibióticos, quando ela for causada por bactérias.

A dor de garganta, geralmente, dura de 3 a 5 dias quando sua causa é viral, mas quando se trata de uma infecção bacteriana, o período pode ser superior a 3 semanas e, neste caso, a melhor forma de tratamento é com antibióticos receitados pelo médico.

Durante o tratamento, recomenda-se também não andar descalço e evitar usar roupas muito leves, o ideal é tentar cobrir o corpo ao máximo para proteger-se contra as diferenças de temperatura. Não tomar nada muito gelado nem nada muito quente são outros cuidados a se ter enquanto a dor de garganta persistir.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 25/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.