Tratamento caseiro para gastrite

publicidade

Um bom tratamento caseiro para gastrite é tomar o chá de aroeira diariamente. Segundo pesquisas científicas, este remédio caseiro é tão eficaz quanto o Omeprazol, um dos medicamentos mais utilizados contra a gastrite no Brasil.

Ingredientes

  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferva os ingredientes por cerca de 10 minutos, deixe amornar, coe e beba este chá várias vezes ao dia, como substituto da água.

A aroeira possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa, adstringente, cicatrizante, antiácida, antineuritica, antifúngica e antibactericida, sendo eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal e ajudar no combate à H. Pylori.

Dicas para curar a gastrite

Para complementar este tratamento caseiro, sugere-se uma alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos, evitar o estresse, não fumar e não tomar bebidas alcoólicas, dando preferência ao consumo de alimentos cozidos em água e sal e com pouca gordura. Café e outras bebidas estimulantes também devem ser evitadas.

Limão cura gastrite?

Apesar de acreditar-se popularmente que o limão possa curar a gastrite, isto ainda carece de comprovação científica. Mas, segundo a sabedoria popular, basta tomar o suco puro de 1 limão todos os dias, 30 minutos antes de tomar o café de manhã, pois o limão puro consegue neutralizar a acidez do estômago, diminuindo assim os sintomas da gastrite.

Referência Bibliográfica

SANTOS SBD; LIMA ACAD; MELO ARDS; FRAZÃO CDS; CHERPAK GL. Comparação da esficácia da aroeira oral (Schinus terebinthifolius Raddi ) com omeprazol em pacientes com gastrite e sintomas dispépticos: estudo radomizado e duplo-cego. Acesso em Out. 2012.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 08/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.