Transtorno Dissociativo

publicidade

O Transtorno Dissociativo, ou distúrbio de conversão, como também pode ser conhecida essa doença psicológica, é definido como uma conversão de conflitos mentais e emocionais em sintomas físicos. Embora o sintoma que o doente refere seja uma sensação real, não há uma causa física ou médica que o justifique.

Esse transtorno psicológico geralmente começa a se manifestar, ou é agravado, logo depois do paciente sofrer um estresse psicológico grave.  Pode ocorrer esporadicamente ou frequentemente, sendo mais comum ocorrer em mulheres do que em homens.

Os sintomas produzidos inconscientemente pela pessoa podem ser paralisias de membros ou de todo o corpo, dores intensas e até perda dos sentidos, fazendo com que o indivíduo acredite que sofre de alguma doença grave.

O transtorno dissociativo é difícil de ser diagnosticado, pois o indivíduo afetado dificilmente procura ajuda psicológica, mas sim tratamento para o sintoma físico que o incomoda, seja a dor ou os desmaios.

O tratamento aconselhado deve ser feito através de psicoterapia. Mas, em geral, os sintomas tendem a reaparecer e se tornar um problema crônico, o que faz com que o tratamento com terapia psicológica seja a forma, a longo prazo, mais eficiente para reduzir os sintomas.

O tratamento ensina o paciente a lidar com seus conflitos psicológicos de forma a não transformá-los em sofrimento físico.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 05/07/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.