Tonturas podem indicar um coração doente

publicidade

Embora tonturas possam indicar um coração doente, existem outras causas que não as cardíacas como labirintite, diabetes mellitus, colesterol alto, hipotensão, hipoglicemia e enxaqueca. É importante dizer para o médico com que frequência e em que condições as tonturas aparecem. Desta forma, o cardiologista poderá fazer uma análise da provável causa, avaliando se é ou não, uma situação relacionada ao coração.

Doenças cardíacas que causam tonturas

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas e doenças nas válvulas cardíacas.

Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

Outras doenças que causam tontura

Uma das causas de tontura mais comum em jovens sadios é a síndrome vasovagal, na qual o paciente pode apresentar uma queda brusca da pressão arterial, ou da frequência cardíaca, em situações de estresse, fortes emoções, quando ficam muito tempo parado na mesma posição ou fazem exercício exageradamente. Essa síndrome pode levar até a desmaios (perda da consciência). Um exame que pode ser realizado para detectar essa síndrome é o Tilt- Test, que pode ser realizado em clínicas de cardiologia.

Em idosos, a tontura é muito comum na labirintite e também na hipotensão postural. Na labirintite, a tontura é do tipo rotatória, ou seja, o indivíduo sente que tudo ao seu redor está girando. Acontece um desequilíbrio e as pessoas tentem a se segurarem para não cair. Na hipotensão postural, que ocorre muito em pacientes hipertensos, a pessoa fica tonta ao tentar mudar de posição. Por exemplo, quando se levanta da cama, quando se abaixa bruscamente para pegar um objeto no chão. 

Como são muitas as causas de tontura, é importante que o paciente com esse sintoma, procure um cardiologista para descartar causas graves de tontura como arritmia ou estenose aórtica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 03/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.