8 principais sintomas de tuberculose

Atualizado em março 2023

Os sintomas mais comuns de tuberculose são tosse persistente seca ou com catarro e que pode ter sangue, dor no peito ao respirar ou tossir, febre baixa, cansaço, sensação de falta de ar e perda de peso.

Apesar da tuberculose atingir principalmente os pulmões, essa doença também pode afetar outras áreas do corpo, como ossos, intestino ou bexiga, provocando sintomas gerais e específicos do órgão atingido. Saiba mais sobre a tuberculose e os tipos.

Na presença de sintomas que possam indicar tuberculose, é importante consultar um clínico geral ou pneumologista, que vai indicar o tratamento adequado, prevenindo a transmissão da doença para outras pessoas e o surgimento de complicações.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de tuberculose são:

  1. Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;
  2. Dor no peito ao respirar ou tossir;
  3. Febre baixa;
  4. Suor noturno;
  5. Cansaço;
  6. Falta de apetite;
  7. Sensação de falta de ar;
  8. Perda de peso sem causa aparente.

Os sintomas da tuberculose podem ser leves e durarem muitos meses e variam de acordo com o tipo de órgão afetado, como pulmões, ossos, intestino e olhos, por exemplo.

Teste online de sintomas

Caso desconfie que pode estar com tuberculose, assinale os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Tosse por mais de 3 semanas
  2. 2. Tosse com sangue
  3. 3. Dor ao respirar ou tossir
  4. 4. Sensação de falta de ar
  5. 5. Febre baixa constante
  6. 6. Suores noturnos que podem interromper o sono
  7. 7. Perda de peso sem razão aparente

Sintomas de tuberculose pulmonar

Os principais sintomas de tuberculose pulmonar incluem cansaço excessivo, perda de apetite, suores noturnos, perda de peso, febre baixa no fim do dia e tosse persistente seca ou com catarro e que pode ter sangue.

Sintomas de tuberculose extrapulmonar

Os sintomas de tuberculose extrapulmonar variam conforme o órgão que a bactéria atinge:

  • Tuberculose ganglionar (gânglios linfáticos): inchaço das ínguas do pescoço, nuca, axilas e/ou virilha, ínguas duras e que não doem, febre baixa, perda de peso e cansaço excessivo;
  • Tuberculose pleural (pleura): tosse seca, dor no peito ao respirar, febre, suor noturno, dificuldade para respirar, perda do apetite, perda de peso sem causa aparente, mal estar geral;
  • Tuberculose óssea (ossos): rigidez nas articulações, dificuldade para movimentar a perna ou a articulação do quadril e inchaço no local;
  • Tuberculose intestinal (intestino): dor na barriga, diarreia, presença de sangue nas fezes, perda de peso, falta de apetite, suor noturno e febre baixa;
  • Tuberculose ocular (olhos): olhos vermelhos, visão embaçada, maior sensibilidade à luz, dor nos olhos e dor de cabeça;
  • Cérebro e meninges: dor de cabeça, rigidez na nuca, convulsões e vômitos.

É importante que o tipo de tuberculose extrapulmonar seja devidamente identificado, por meio da avaliação do médico e realização de exames laboratoriais e de imagem, para que o tratamento possa ser iniciado e, assim, seja possível prevenir complicações.

Sintomas de tuberculose infantil

A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, em alguns casos, aumento dos gânglios (ínguas).

Como é feito o tratamento

O tratamento da tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com o uso diário de medicamentos antibióticos, como a Rifampicina, por pelo menos 8 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou em casos de resistência bacteriana.

Desta forma, o médico orienta a pessoa sobre o tempo de uso dos medicamentos, alertando para tomar os remédios todos os dias e sempre na mesma hora. Saiba mais sobre o tratamento para tuberculose.

Conheça mais sobre a tuberculose assistindo ao vídeo a seguir: