Tuberculose óssea

publicidade

A tuberculose óssea é uma doença causada pelo Bacilo de Koch que instala-se no osso causando sintomas como dor e inflamação que evolui para dificuldade no movimento e perda de massa óssea localizada. O tratamento inclui antibióticos e fisioterapia por longos períodos.

Diagnóstico da tuberculose óssea

Para o diagnóstico da tuberculose óssea o médico deverá pedir que se faça os exames de raio-x da área afetada que pode sugerir tuberculose óssea, mas isto nem sempre é percebido neste exame e por isso o médico poderá ainda solicitar outros como exame de sangue, de urina, a biópsia do osso para pesquisa do bacilo de Koch e os testes do HIV 1 e HIV 2 além do raio-x do tórax.  Geralmente o diagnóstico da tuberculose óssea é dado após a biópsia do osso.

Sintomas da tuberculose óssea

Os sintomas da tuberculose óssea variam muito e tendem a agravar-se com o passar dos meses. Os sintomas mais comuns em caso de tuberculose óssea são:

  • inflamação local;
  • dor local que piora progressivamente;
  • dificuldade no movimento;
  • inchaço local;
  • fístulas ósseas (destruição do osso);
  • perda de peso significativa como por exemplo perder de 8 a 10 kg por ano, sem dieta ou exercício;
  • atrofia muscular;
  • febre baixa, até os 38º C que surge especialmente à noite;
  • suor noturno que chega a molhar o lençol.

As crianças apresentam ainda choro ou grito noturno causado pelo aumento da dor na região afetada durante a noite. Os ossos frequentemente mais atingidos são os da coluna e os da coxa.

Causas da tuberculose óssea

As causas da tuberculose óssea estão relacionadas à instalação do bacilo de Koch no osso, que pode ter penetrado no organismo através da respiração, chegou à corrente sanguínea e instalou-se no osso.

Tratamento para tuberculose óssea

O tratamento para tuberculose óssea inclui a toma de antibióticos por vários meses e fisioterapia, que pode ser útil para diminuir a dor e o desconforto gerado, aumentando livre movimentação das articulações e fortalecendo a musculatura. O tempo de tratamento geralmente é maior que 6 meses e há indivíduos que devem ser tratados por 18 meses a 2 anos.

Tuberculose óssea tem cura

A tuberculose óssea tem cura mas para alcançá-la deve-se tomar os medicamentos receitados pelo médico sempre na mesma hora, todos os dias, mesmo que os sintomas da doença tenham desaparecido antes.

Tuberculose óssea é contagiosa?

A tuberculose óssea não é contagiosa e por isso o indivíduo não precisa manter-se afastado dos outros.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade