Tratamento para tuberculose

publicidade

O tratamento para tuberculose pulmonar consiste na toma de 2 ou 4 antibióticos combinados entre si durante no mínimo 6 meses, e o tratamento para a tuberculose extra-pulmonar também é feito com a toma diária de antibióticos que pode demorar de 18 meses a 2 anos.

Tratamento medicamentoso da tuberculose

Para o tratamento medicamentoso da tuberculose sugere-se:

  • Nos 2 primeiros meses: 1 comprimido diário de Coxcip 4, que é composto por: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, e
  • Últimos 4 meses: rifampicina + isoniazida.

O tratamento deve ser continuado mesmo depois dos sintomas terem desaparecido, para garantir a completa eliminação do bacilo e por isso se o médico indicou a toma dos remédios por 6 meses ou 2 anos deve-se tomar o remédio todos os dias, sempre na mesma hora até que o médico diga que já pode parar.

Prevenção da tuberculose

A prevenção das formas mais graves da tuberculose pode ser feita com uma dose da vacina BCG ao nascer, mas além disso recomenda-se evitar o contato com indivíduos contaminados com tuberculose.

Referência Bibliográfica

Secretaria de Estado da Saúde - Divisão de Tuberculose. Mudanças no tratamento da tuberculose. Acesso em Dez. 2012.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 03/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.