Como saber se tem sangue nas fezes

Para verificar a presença de sangue nas fezes, deve-se estar atento a sinais como cor avermelhada da água do vaso sanitário e a presença de sangue no papel higiênico após evacuar.

A presença de sangue nas fezes pode ser causada por problemas como hemorroidas, fissuras anais, diverticulite, úlceras no estômago e pólipos intestinais, devendo ser investigada por exames prescritos pelo médico clínico geral ou gastroenterologista. Veja outras causas aqui.

Assim, é importante estar atento aos seguintes sinais que podem indicar problemas no intestino:

  • Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
  • Presença de sangue no papel higiênico;
  • Manchas avermelhadas nas fezes;
  • Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.
Como saber se tem sangue nas fezes

Além disso, a cor do sangue também pode indicar de que região do intestino vem o sangramento.

A presença de sangue vermelho vivo nas fezes indica problemas no intestino, reto ou ânus, enquanto se a cor do sangue for escura, indica que a origem do sangramento é mais alta, como na boca, esôfago ou estômago, por exemplo. Veja mais sobre O que pode ser sangue vermelho vivo nas fezes.

O que fazer

Ao identificar a presença de sangue nas fezes, deve-se procurar um médico gastroenterologista para avaliar a causa do sangramento. Em geral, são prescritos exames de fezes, endoscopia e colonoscopia para verificar a presença de alterações no esôfago, estômago ou intestino.

O tratamento é feito de acordo com a causa do problema, sendo também importante verificar a presença de anemia devido às perdas de sangue através do intestino.

Para saber se tem uma doença intestinal mais grave, veja os sintomas de câncer no intestino.

Mais sobre este assunto: