Veja quais são os sintomas de estresse físico e emocional

PUBLICIDADE

Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas como alergias e tensão muscular, por exemplo.

Estes sintomas podem se manifestar em indivíduos de todas as idades, e apesar de ser mais frequente nos adultos também podem se manifestar em crianças e adolescentes quando são submetidos a problemas como bulling na escola, separação dos pais ou doenças graves na família.

Veja uma lista com os sintomas mais comuns:

Sintomas de estresse psicológico

Sintomas físicos do estresse

Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso

Problemas cardíacos e gastrointestinais

Irritação, medo, impaciência, tontura

Facilidade em ficar doente

Problemas de concentração e de memória

Alergias, asma, insônia

Desorganização, dificuldade em tomar decisões

​Tensão muscular, mãos frias e suadas

Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos

Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele

Sensação de perda do controle

Queda de cabelo anormal

Caso sejam observados estes sintomas é importante identificar as causas do estresse para que elas sejam resolvidas, mas por vezes pode ser preciso procurar um médico clínico geral ou um psicólogo, para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Como controlar o estresse e a ansiedade

O tratamento envolve a toma de chás calmantes como os de camomila, tília e valeriana. Veja algumas receitas caseiras que podem ajudar: Remédio caseiro para estresse (esgotamento).

Além disso é importante evitar a causa do estresse e saber lidar com este conflito. Uma boa dica é procurar um psicólogo quando o nível de estresse é muito alto ou se torna cada vez mais frequente, para que ele ensine algumas técnicas que ajudam a lidar com os problemas e a vencer o estresse.

Veja como a alimentação pode ajudar:

Uma boa válvula de escape pode ser a prática regular de exercícios físicos, como a corrida, lutas marciais ou dança, porque isto distrai a mente e libera endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar. Conheça outras estratégias em: Como combater o stress.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE