Fluoxetina - Como tomar e Efeitos Secundários

Bula de Fluoxetina - Como tomar e Efeitos Secundários

A Fluoxetina é um antidepressivo oral que pode ser encontrado em forma de comprimidos de 10 mg ou de 20 mg ou em gotas, podendo também ser usado no tratamento da bulimia nervosa.

A Fluoxetina é um antidepressivo semelhante à Sertralina, tendo o mesmo efeito. Os nomes comerciais da Fluoxetina são Prozac, Fluxene, Verotina ou Eufor 20, sendo também encontrado como medicamento genérico.

Fluoxetina - Como tomar e Efeitos Secundários

Indicações da Fluoxetina

A Fluoxetina está indicada em caso de depressão clinicamente diagnosticada, bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno menstrual.

Modo de Uso da Fluoxetina

A Fluoxetina, para uso adulto, deve ser usada da seguinte forma:

  • Depressão: 20 mg/dia;
  • Bulimia nervosa: 60 mg/dia;
  • Transtorno obsessivo compulsivo: de 20 a 60 mg/dia;
  • Transtorno menstrual: 20mg/ dia.

Os comprimidos podem ser ingeridos com ou sem alimentos.

Efeitos Colaterais da Fluoxetina

Os efeitos colaterais da Fluoxetina incluem boca seca; má digestão; náuseas; vômitos; diarreia; prisão de ventre; alterações no paladar e anorexia.

Por alterar o paladar e diminuir o apetite, a pessoa fica com menos fome e assim pode consumir menos calorias, o que pode favorecer o emagrecimento. Se deseja mais informações sobre isso, leia: Fluoxetina emagrece.

A Fluoxetina normalmente não dá sono, mas no início do tratamento o indivíduo pode-se sentir mais sonolento, no entanto com a continuação do tratamento a sonolência tende a desaparecer.

Não é aconselhada a suplementação de triptofano, pois aumenta a intensidade dos efeitos adversos. Não se deve consumir a erva-de-são-joão juntamente com a Fluoxetina por ser prejudicial à saúde.

Contraindicações da Fluoxetina

A Fluoxetina está contraindicada na lactação e no caso do indivíduo tomar outros medicamentos da classe dos IMAO, Inibidores da Monoaminoxidase.

Durante o tratamento com Fluoxetina deve-se evitar a ingestão de álcool e ter precaução no caso de diagnóstico de diabetes, pois pode provocar hipoglicemia.

Preço da Fluoxetina

O preço da Fluoxetina varia entre R$ 5 e 60, dependendo da quantidade de comprimidos por caixa e do laboratório.

Mais sobre este assunto: