Roséola infantil

publicidade

A roséola infantil  ou exantema súbito é uma doença causada por um vírus da família da herpes e pode ser conhecida popularmente com o nome de Sexta Doença.

A Roséola infantil é contagiosa, e afeta principalmente crianças com menos de 2 anos de idade.

Sintomas da roséola infantil

Os sintomas da roséola infantil são:

  • Febre alta (39 a 40ºC) por 2 ou 3 dias;
  • Erupções na pele;
  • Perda do apetite.

O primeiro sintoma da do exantema súbito é a febre alta que surge de forma repentina e dura até 4 dias, após este período a febre baixa, também de forma repentina e então surgem as pequenas manchinhas cor-de-rosa na pele da criança, principalmente no tronco, pescoço e braços.

Fotos da roséola infantil

Clicar na imagem para ampliar

Transmissão da roséola infantil

​A transmissão da roséola infantil ocorre através do contato com a saliva do indivíduo contaminado, através da fala, beijos, tosse ou espirros. O período de contágio é de aproximadamente 5 dias, que é o tempo total da doença.

Tratamento para roséola infantil

O tratamento para roséola infantil é baseado em controlar os sintomas da doença, principalmente a febre. O médico poderá indicar a toma de Paracetamol para diminuir a febre e assim evitar convulsões febris em crianças com predisposição genética para tal. Algumas medidas que podem ajudar a controlar a febre são:

  • Vestir a criança com roupas leves;
  • Evitar mantas e cobertores, mesmo se for inverno;
  • Dar banhos na criança somente com água e temperatura ligeiramente morna;
  • Colocar um pano molhado em água fresca na testa da criança por alguns minutos e também nas axilas.

Ao seguir estas orientações a febre deverá diminuir um pouco sem ter que se recorrer a toma de medicamentos, mas é preciso verificar se a criança tem febre várias vezes ao dia. Durante a vigência da doença é aconselhado que a criança não frequente a creche nem esteja em contato com outras crianças.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 22/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.